Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Polícia Sábado, 15 de Maio de 2010, 11:35 - A | A

Sábado, 15 de Maio de 2010, 11h:35 - A | A

Corregedoria da PM recebe uma denúncia por dia por abuso de autoridade e lesão corporal

Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recebe em média uma denúncia por dia de abuso de autoridade e lesão corporal feita por militares. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, a Corregedoria já recebeu 60 denúncias presenciais e 19 onlines. "Tem meses que recebemos de cinco até seis denúncias por dia e tem vezes que não recebemos nenhuma”, explica o corregedor-chefe da corporação , tenente-coronel Washington Geraldo de Oliveira.

Ele explica que, dependendo da situação, pode ser recebido de 10 a 15 denúncias por dia. Ele comenta que, desde quando chegou à Corregedoria, em agosto, até dezembro foram feitas 111 denúncias presenciais e 29 por meio da ouvidoria.

Ele relata que nem todas as denúncias viram procedimento militar. Elas podem ser feitas por escrito, via telefone e internet (http://www.pm.ms.gov.br/corregedoria/index.html) não necessariamente há necessidade de se identificar.

O argumenta que os procedimentos de investigação, constatação e punição do policial que não conseguiu seguir os preceitos do Código de Conduta Militar da PM é um pouco demorado como qualquer outro tramite jurídico. “A população pode ter certeza que aqui não há corporativismo. Se um policial vez alguma coisa errada pagará pelo seu erro. Os maus policiais também são punidos a população tem que ficar ciente disso”, cometa.

O tenente-coronel disse que para ser policial na Corregedoria o candidato tem que ter formação em Direito e especialização na área, além de ter uma conduta integra na corporação.

Segundo o corregedor-chefe da PM, a Corregedoria é um órgão independente da polícia que tem o poder de fiscalização da própria policia.”Nos estamos aqui para servir a população, não com ações ostensivas em ruas, mas tentando minimizar os erros praticados por policiais”, explica.
Ele argumenta que as maiores queixas da população são com relação a forma truculenta de alguns policiais abordarem a população.” Nos estamos aqui para tentar coibir o abuso que talvez seja praticada pelo policial durante a ação”.

O tenente-coronel Geraldo explica que há corregedoria investiga toda e qualquer denuncia que venha a instituição. Ele revela que no próprio site da PM a população pode encontrar o link da ouvidoria da Corregedoria onde o cidadão pode fazer as denuncias direto para o órgão competente.

Clique na imagem para acessar a galeria

Corregedor-chefe da Policia Militar , tenente coronel Washington Geraldo de Oliveira
Foto: Divulgação/PM

O corregedor mostra que em 2008 foi implantada a ouvidoria e foi recebido oito denuncias, já no ano passado esse número aumentou para 29. De janeiro até ontem (14) a ouvidoria online registrou 19 denúncias. “Nos estamos aqui para investigar . O mínimo indicio de alguma irregularidade nos investigamos e caso descobrimos alguma irregularidade abrimos o inquérito policial”, explica.

O tenente-coronel disse ainda que no ano passado foram abertas 530 sindicâncias , sendo que 100 viraram inquérito policial .Já neste primeiro cinco meses do ano foi instaurado 167 sindicâncias, 69 inquéritos policiais.

Ele explica que a função da Corregedoria da PM-MS é promover a apuração das infrações penais militares, nos termos da Constituição Federal e da Lei Federal nº 9.299, de 7 de agosto de 1996, as transgressões disciplinares atribuídas a policial militar da ativa ou inativo, independentemente de sua lotação, cargo ou função que ocupe ou exerça, na própria Corporação, em outro Poder, órgão ou entidade da administração pública.

O tenente comenta que entre as funções está de promover a correição dos procedimentos da polícia judiciária militar instaurados na Corporação, em obediência aos princípios constitucionais e processuais, observar prazos, relatórios e cumprir requisições.

Ele explica ainda que os crimes de natureza militar e as transgressões disciplinares envolvendo militares de mais de uma Organização Militar serão apurados exclusivamente pela Corregedoria da Polícia Militar


Por: Eduardo Penedo (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia

LETICIA ARAUJO 05/08/2014

Boa tarde, venho relatar a corregedoria da Polícia Militar desta a minha indiguinação com o abuso de poder da polícia militar do estado do mato grosso do Sul no ultimo fim de semana 01/08/2014 onde todos os meus direitos e do meu namorado foram usurpados. Isso ocorreu na cidade de Bonito durante o XV Festival de Inverno da cidade, meu namorado foi detido por resistência/desobediência por policias dentro de um evento aonde homens armados ( SEM FARDAS OU DISTINTIVOS) se identificaram como policias, apos ele me defender de assédios ocorridos por acompanhantes e do SR. Roberto Gurgel de Oliveira Filho que estava no evento quando deveria estar na delegacia. Meu namorado foi agredido e levado para a Delegacia de Bonito, sem quaisquer alegação sobre sua prisão, eu foi agredida e tive o joelho lesionado, e não pude prestar queixa sobre o mesmo na cidade. As 09;00 do sábado 02/08/2014 fomos liberados, e ironizados pelos escrivães de plantão e pelos policias militares a procurar nosso direito junto a corregedoria. Mais um detalhe o delegado agressor que nos deu voz de prisão não estava na delegacia. e não houve nenhuma testemunha contra meu namorado.

positivo
0
negativo
0

carol 23/06/2013

eu trabalho no pratico do terminal general ozorio e quero denuncia um policia que trabalha lá ele fica dano encima das mulheres de lá inclusive eu presenciei ele beijando uma colega de trabalho ele sai de lá para ficar encontrando mulher no terminal e quero vcs tome um a providencia pq acho um abi surdo ele como policial fica de agarramento com mulheres no trabalho a denuncia a e contra o cabo mario mangelo espero providencie

positivo
0
negativo
0

Márcio Rosa 11/02/2013

Bom dia, venho através desta relatar a corregedoria da Polícia Militar desta a minha indiguinação com o abuso de poder da polícia militar do estado do mato grosso do sul. Sou micro empresário na cidade de Atibaia-sp, e tenho clientes em todo o território nacional. Nesta última quarta feira em viajem ao estado do mato grosso do sul a trabalho, fui abordado próximo a cidade de Dourados-MS por políciais militares que reterão e apreenderão a mercadoria de posse de minha pessoa indevidamente, pois a mesma encontrava-se a nota fiscal de venda. Todos nós sabemos que é inadmissivel e erroneo a apreenção de mercadorias cujo a nota fiscal esteja em poder do trasportador, sem contar as palavras grosseiras e malditas pelos supostos policiais como deboche e também a perda de tempo e valores da venda, que nesta já cuja a perda do cliente para proxímas vendas. Vale resaltar a lei que é ignorada por parte da polícia em todo o nosso país. A lei é clara: Não é lícito à autoridade coatora impedir direta ou indiretamente o livre exercício profissional da impetrante, haja vista a exigência formulada, pagamento dos impostos supostamente devidos, para que possa liberar as mercadorias apreendidas, constituindo-se desta feita, sanção de ordem política, repudiada expressamente pela Constituição Federal e, também pelo próprio Poder Judiciário - Súmulas do Supremo Tribunal Federal n.s 547 e 70 . Conforme restou apramente demostrado, totalmente abusiva e ilegal a apreensão de mercadorias com a nota fiscal de venda em poder. Nunca me deparei com um absurdo desses, se hoje em dia até as mercadorias com origem e de posse da nota fiscal estão sendo apreendidas, o que podemos esperar daqui pela frente? Por este motivo venho pedir a este orgão copetente o amparo legal dentro da lei para que se faça valer o direito e a constituição do nosso país e que seja punido os responsáveis que infrigirão a lei, pois não irei me calar até ter resolvido esta questão. Atenciosamente Márcio Rosa Empresário, Radialista e Jornalista (11) 99949-3100

positivo
0
negativo
0

POLICIA MILITAR 12/10/2012

DENUNCIA DO SISTEMA DE CORRUPÇÃO DA POLICIA DE COSTA RICA EM RELATOÇÃO AOS FATOS QUE SERAM RELATADOS NESTES DOCUMENTOS APONTAM A IRREGULARIDADES QUE SÃO MASCARADAS PELAS AUTORIDADES DO ALTO ESCALÃO DA POLICIA MILITAR DA CIDADE DE COSTA RICA NO CAMANDO DAQUELE PELOTÃO. RELATOS QUANTO AO SUBTENENTE PALACIOS PEDIR COLABORAÇÕES EM NOME DA POLICIA LIMITAR DE COSTA RICA PARA ESTE CONSTRUIR SEU PATRIMONIO PARTICULAR... TERRENO QUE EM TERMOS ESTE HAVIA COMPRADO... AO QUAL USOU DO NOME DA INSTITUIÇÃO POLICIA MILITAR PARA ANGARIAR FUNDOS PARA SUA OBRA... MURO EM VOLTA DO TERRENO... ONDE O SD PM ERIVELTON, ANDRE E SD PM JOSE CARLOS FALAM A RESPEITO DE UM CIDADÃO CHEGAR NO PELOTÃO E INFORMAR QUE HAVIA SIDO ENTREGO OS 50 SACOS DE CIMENTOS PARA A OBRA DA POLICIA MILITAR E QUE ERA PARA FALAR PARA O SUBTENENTE PALACIOS DA ENTREGA DO CIMENTO NO TERRENO... QUE O SD PM ANDRE ATENDEU LIGAÇÃO ONDE UM CIDADÃO PROPRIETARIO DE UMA FAZENDA NA REGIÃO QUERIA FALAR COM O SUB PALACIOS... ONDE O SD ANDRE PASSOU A LIGAÇAO E AINDA FICOU NA LINHA ONDE ESTE ESCUTOU O SUBTENETE PALACIOS AGRADECENDO A CONTRIBUIÇÃO DADA POR ESTE CIDADÃO PARA A OBRA DA POLICIA MILITAR ... E QUAL SERIA ESTA OBRA SE NAQUELE PELOTÃO NÃO HÁ NENHUMA OBRA.... DO CAIXA 2 (CAIXINHA) ASSIM COMENTADA PELO TENTENTE IMAI ONDE ESTE FALA QUE O SUBTENENTE PM PEDIA VALORES PARA OS ORGANIZADORES DOS EVENTOS NA CIDADE PARA OS POLICIAIS MILITARES FAZEREM A SEGURANÇA/POLICIAMENTO EM FESTAS AO QUAL EM UM DESTES PAGAMENTOS, O TENENTE IMAI RESOLVEU IR JUNTO QUANDO VIU O SUBTENENTE PALACIOS PEDIR PARA COLOCAR MIL REAIS A MAIS DO VALOR DO TRABALHO ONDE O TENENTE PERGUNTOU POR QUE DAQUELE DINHEIRO E O SUB FALOU QUE SERIA DO CAIXA2 (CAIXINHA) E QUE SEMPRE TEVE NO PELOTÃO E QUE NOS OUTROS COMANDOS AS CONTRIBUIÇÕES NÃO DECLARADAS ERAM AINDA MAIORE E QUE SOB O COMANDO DO TENENTE SILVIO O SUBTENENTE PALACIOS TINHA CARTA BRANCA PARA O DEVIDO CAIXA2 E QUE NA CIDADE DE CHAPADÃO O ESQUEMA É AINDA MAIOR JÁ QUE LA É COMANDADA PELO TENENTE SILVIO... SOBRE O CONSELHO DE SEGURANÇA ONDE ESTE DESTINA VERBAS PUBLICAS PARA AJUDAR A INTITUIÇÃO POLICIA MILITAR... ONDE NOTAS SÃO COMPENSADAS/PAGAS PELO CONSELHO SEM AO MESMO SEREM VERIFICADAS A EXISTENCIAS DOS REFERIDOS GASTOS JÁ QUE EM ESCOLTAS PARA OUTRAS CIDADES COMO EM PARANAIBA O REFERIDO SUBTENENTE SEMPRE VAI NUM POSTO EM PARANAIBA E PEGA NOTAS NOS VALORES DE 300,00 REAIS A 400,00 REAIS DE COMBUSTIVEL PARA O CONSELHO PAGAR, ISTO AS QUE FORAM PRESENCIASDAS PELOS POLICIAIS QUE ACOMPANHAM A ESCOLTA COM O SUBTENENTE PALACIOS, FORA AS OUTRAS ESCOLTAS REALIZADAS PELO SUBTENENTE PALACIOS SEM APRESENÇA DE PRAÇAS....POR QUE DESTE PAGAMENTO SE SEMPRE O COMBUSTIVEL PARA O REFERIDO ABASTECIMENTO É FEITO EM NOME DO SD PM QUE DIRIGE A VIATURA DA ESCOLTA E É JÁ CREDITADOS PELO RESPONSAVEL QUE COLOCA SALDO NO CARTÃO TAURUS DE CADA VIATURA...DAS DIARIAS DOS POLICIAIS QUE NUNCA CHEGAM E SEMPRE SÃO PAGAS AO SBTENENTE PALACIOS MESMO ELE NÃO PARTICIPANDO DA ESCOLTA, JÁ QUE ESTE LANÇA SEU NOME NA DATA DE ESCOLTA E SEMPRE TEM ALGUM PROBLEMA E ESCALA OUTRO POLICIAL PRA IR NO SEU LUGAR.. DA OFICINA DO CIDADÃO CONHECIDO COMO JEGÃO ONDE SÃO FEITOS OS REPAROS DAS VIATURAS PM DE COSTA RICA ONDE UM CIDADÃO E EX FUNCIONARIO INFORMOU PARA O SD PM J. CARLOS SOBRE O SUPER FATURAMENTO DAS NOTAS DE SERVIÇO DAS VIATURAS ONDE O SUBTENENTE PALACIOS RECEBE PARTE DESTE DINHEIRO.... DO CONSANTE USO DE BEBIDA ALCOOLICA DENTRO DAS DEPENDENCIAS DO PELOTÃO DA POLICIA MILITAR DE COSTA RICA ONDE QUASE TODOS OS DIAS O TENENTE IMAI FAZ O INDEVIDO USO INCLUSIVE DEIXANDO LATAS DE CERVEJA EM CIMA DA MESA ONDE VARIAS PESSOAS JÁ PRESENCIARAM OS FATOS ATÉ PERGUNTANDO “ MAS PODE BEBER AQUI NA POLICIA. VARIOS USUARIOS DE DROGA VEM SENDO TORTURADOS NAS DEPENDENCIAS DO PELOTÃO DE COSTA RICA ONDE O TENENTE IMAI FALA PARA OS POLICIAIS TRASEREM PEBAS PARA ELE SURRAR ONDE É COLOCADO SACOS DE LICHO NA CABEÇA DOS USUARIOS, ENFORNCANDO OS MESMOS, DANDO CHOQUES ELETRICOS, USO INDEVIDO DE GAS DE PIMENTA NOS OLHOS, SURRAS E ESPANCAMENTOS E SEMPRE FALANDO DA SEGUINTE MANEIRA “SE VOCE FALAR ALGUMA COISA A RESPEITO DO QUE ACONTECEU AQUI NO PELOTÃO VOCE SABE QUE VAI AMANHECER COM A BOCA CHEIA DE FORMIGA. QUE FOSSEM QUESTIONADOS TODOS OS POLICIAIS MILITARES DESTE PELOTÃO A RESPITOS DOS FATOS... QUE NÃO FOSSEM MASCARADOS NENHUMA IRREGULARIDADE E QUE AS AUTORIDADES AOS QUAIS SERÃO MANDADOS ESTAR INFORMAÇÕES POSSAM ANALISAR TODOS OS FATOS E PUNIR ASDEVIDAS IRRIGULA RIDADES.... DAS AÇÕES DO SUBTENETE PALACIOS ONDE ELE FALA QUE POLICIAL BOM É AQUELE QUE NÃO TRAZ DOR DE CABEÇA PARA O COMANDO, OU SEJA, É DO JEITO QUE ELES QUEREM (PREVARICANDO) INCLUSIVE QUANDO O SD PM SAKAMOTO EFEITUOU A REMOÇÃO DO VEICULO DO ENTÃO CANDIDATO A PREFEITO E ATUAL ELEITO NA CIDADE DE COSTA RICA, O SR VALDELI, ESTE SD PM LOGO EM SEGUIDA FOI RETIRADO DAS RUAS, DO SEU TRABALHO ROTINEIRO ONDE SEMPRE TRABALHOU NA ESCALA COMO POLICIAL DO TRANSITO E QUE NA REFERIDA DATA O SUBTENENTE PALACIOS ESTEVE NO PELOTÃO E COAJIU O REFERIDO SD INFORMANDO QUE ELE NÃO PODERIA FAZER NENHUM B.O CONTRA O SR VALDELI. DEPOIS DESTE FATO PASSOU A SER RADIO OPERADOR E QUE FOSSE QUESTIONADO ESTE SD PM SE HÁ ALGUMA PERSEGUIÇÃO POR PARTE DO COMANDO SOBRE ESTES FATOS.. QUE SEJAM ANALISADOS AS ESCALAS E TIREM COPIAS DAS MESMAS... QUE O CIDADÃO QUE ESTAVA CONDUZINDO O VEICULO DO SR VALDELEI CONHECIDO COM O NOME DE JAIRO FALOU PARA OS POLICIAIS QUE ACOMPANHAVAM O SD PM SAKAMOTO, SD PM ALISSON E SD PM J. CALROS DA SEGUINTE MANEIRA “ VOCES GOSTAM DA CIDADE DE COSTA RICA, POR QUE SE GOSTAM PREPAREM POR QUE SE O VALDELI GANHAR VOCES VÃO SER TRANSFERIDOS . QUE O TENENTE PM IMAI SEMPRE FAZ CONTANTES VIAGENS PARA A CIDADE DA PARAIBA ONDE ESTE TEM UMA NOIVA... NÃO INFORMANDO O COMANDO DE PARANAIBA DA SUA AUSENCIA... QUE ESTE INFORMOU PARA SUA NOIVA DO CAIXA 2 (CAIXINHA) DO PELOTÃO E QUE ESTA ESTAR A PAR DAS IRREGULARIDADES DO PELOTÃO... GOSTARIA QUE FOSSEM ANALISADOS OS FATOS E QUE SEJA CUMPRIDA A DEVIDA LEI, HAJA VISTO QUE SE OS POLICIAIS DO REFERIDO PELOTÃO FOREM INDAGADOS A RESPEITO DAS FATOS ACIMA ELES COMFIRMARAM E IRÃO RELATAR OUTROS AOS QUAIS CADA DIAS VEM SENDO MASCARADOS NAQUELA UNIDADE PM.

positivo
0
negativo
0

4 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS