Campo Grande Quinta-feira, 20 de Junho de 2024




Polícia Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 15:57 - A | A

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024, 15h:57 - A | A

Maio Laranja

Operação prende 314 autores e resgata 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Operação Caminhos Seguros foi deflagrada nesta quinta-feira (16) em todo o país

Layane Costa
Capital News

Divulgação/MJSP

Operação prende 314 autores e resgata 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Abordagem da Operação Caminhos Seguros

Durante a Operação Caminhos Seguros foram resgatadas em torno de 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. A operação foi realizada em todo o Brasil, nessa quinta-feira (16).

Ainda, foram presos 314 adultos. A ação será realizada durante todo o mês de maio, como parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamente à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Cerca de 12,7 mil agentes de segurança fiscalizaram mais de 5,3 mil locais em 453 municípios, além de abordarem aproximadamente 53 mil suspeitos. Foram realizadas 86,3 mil diligências policiais. A operação atendeu 6,2 mil vítimas e apreendeu 103 armas de fogo, 7,2 toneladas de drogas e 15,9 mil materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.

“Estamos trabalhando incessantemente no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A partir da Caminhos Seguros, as forças de segurança podem reprimir e prevenir a atuação de indivíduos e organizações criminosas. Combater o abuso sexual é uma forma de garantir um ambiente seguro e protegido para eles crescerem e se desenvolverem”, afirmou Rodney da Silva, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do Ministério da Justiça.

4ª edição

A Operação Caminhos Seguros, em sua 4ª edição, visa intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias e locais de vulnerabilidade para a prática do crime. Na prevenção, a operação atua em atividades educativas, como palestras em escolas e distribuição de panfletos sobre violência sexual, além de informação sobre direitos da criança e do adolescente.

A operação foi pensada com o intuito de fomentar ações de Segurança Pública de amplitude nacional com impactos positivos. Ela funciona em um conjunto de intervenções policiais integradas com órgãos de Segurança Pública federais, estaduais, distritais e municipais.

A Caminhos Seguros promove boas práticas sobre técnicas de investigação, com utilização de ferramentas tecnológicas para coleta de dados, solicitações virtuais e planejamento de políticas públicas.

Mato Grosso do Sul

Divulgação/PCMS

Operação prende 314 autores e resgata 163 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, agentes da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) distribuíram nessa quinta-feira (16), folders informativos sobre cybercrimes em frente à delegacia, buscando alertar e educar a população sobre os perigos on-line.

Como parte da campanha, a Delegacia lançou um folder divulgando o eBook " “Ameaças Digitais – Proteja seu filho dos perigos da internet”. O material aborda os principais crimes cibernéticos enfrentados pela delegacia, incluindo:

• Grooming online: Quando um agressor constrói uma relação de confiança com uma criança ou adolescente na internet com intenções de abuso sexual. Isso pode envolver elogios, presentes e manipulação emocional, com o objetivo de marcar encontros presenciais.

• Sextorsão: Crime em que crianças e adolescentes são chantageados através de imagens ou vídeos íntimos, com ameaças de divulgação pública caso não forneçam mais conteúdo, dinheiro ou favores.

• Cyberbullying: Uso de tecnologia para assediar, intimidar, difamar ou ameaçar alguém, impactando emocional e psicologicamente as vítimas, frequentemente através de mensagens de texto, redes sociais e fóruns online.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS