O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Contrafação, destinada a investigar uma fraude na transferência de propriedade de veículos no estado. Em apoio à 1ª Promotoria de Justiça de Ivinhema, a operação executou oito mandados de busca e apreensão domiciliar, um de busca e apreensão de veículo e várias intimações para imposição de medidas cautelares.
Durante as diligências, foram apreendidos R$ 79 mil em dinheiro, além de armas, carregadores e munições. Dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil após serem flagrados com posse de armamento.
As investigações apontaram que uma caminhonete de luxo, que pertenceu ao prefeito local e, posteriormente, a um empresário, foi transferida sucessivamente para o nome de dois policiais militares usando documentos falsificados. A transferência do veículo ocorreu em junho de 2023, junto ao Detran de Maracaju. No entanto, descobriu-se que o proprietário oficial do veículo no registro do órgão de trânsito havia falecido há mais de três anos, confirmando a prática de falsificação documental.
O caso segue em investigação pelo MPMS e pela Polícia Civil, e outras ações podem ser desencadeadas conforme surgem novas evidências.