A Acadepol (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) convocou servidores da PCMS para participar da segunda turma do curso voltado ao atendimento de mulheres e meninas vítimas de violência. A capacitação será presencial e ocorre no próximo dia 13, conforme edital publicado nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial Eletrônico.
O curso, intitulado “Capacitação para Atendimento a Mulheres e Meninas Vítimas de Violência Doméstica e de Gênero”, busca melhorar o atendimento especializado e humanizado. A lista de convocados pode ser consultada a partir da página 289 do DOE.
A iniciativa é parte das ações que vêm sendo adotadas desde o caso de Vanessa Ricarte, jornalista que morreu após relatar falhas no atendimento da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, em fevereiro de 2025. O episódio levou a uma série de mudanças nas instituições de apoio às vítimas.
Após a repercussão, a equipe da delegacia foi trocada, houve mudanças na gestão da Casa da Mulher Brasileira e até fiscalização do Governo Federal. Além disso, foi criada uma força-tarefa para resolver mais de 6 mil casos parados e um grupo de trabalho para revisar o funcionamento da unidade.
A Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande funciona 24 horas e reúne vários serviços: Deam, Defensoria Pública, Ministério Público, Vara de Medidas Protetivas, atendimento psicológico e social, brinquedoteca e alojamento. O telefone de contato é o 153.