Professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, tanto da rede pública quanto privada de Campo Grande, têm uma oportunidade gratuita de capacitação nesta quarta-feira (22), com o tema “Mudanças climáticas e a gestão compartilhada de resíduos sólidos”. A formação integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), e será realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
As atividades acontecem no Bloco 06 do Complexo EaD e Escola de Extensão, localizado na Avenida Costa e Silva, no Bairro Universitário, com turmas em quatro horários diferentes: 8h, 10h30, 13h30 e 16h. A formação oferece certificado aos participantes e conta com vagas limitadas. As inscrições são feitas online por meio de link disponibilizado pelo inpEV.
Durante o curso, os educadores terão acesso a sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), experiências científicas e jogos colaborativos como o “Amigos do Clima”, além de materiais exclusivos e sugestões de atividades práticas para aplicar em sala de aula. O conteúdo também auxilia na preparação para avaliações externas, como a Prova Brasil/SAEB.
A capacitação será ministrada por Sheila Ceccon, engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa, na Itália, e mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Unicamp. A proposta da formação é sensibilizar educadores e alunos sobre o papel da responsabilidade compartilhada na destinação correta de resíduos e nos impactos das mudanças climáticas.
“O PEA Campo Limpo conecta conceitos e prática, mostrando que pequenas mudanças de atitude podem gerar impactos significativos para o futuro. É por meio da educação ambiental que formamos cidadãos conscientes, engajados na transformação socioambiental de suas comunidades”, afirma Fernanda Cardozo, coordenadora de educação do inpEV.
O programa já impactou mais de 2,8 milhões de estudantes e professores em todo o Brasil ao longo de 16 anos de atuação, tornando-se referência em educação ambiental. Somente em 2024, cerca de 310 mil pessoas foram alcançadas por meio da distribuição de kits pedagógicos e atividades escolares.
Além da formação, o PEA promove concursos de desenho e redação, premiando alunos, professores e escolas em etapas locais e nacionais, com temas voltados à sustentabilidade.
Para as escolas interessadas em participar do PEA Campo Limpo em 2025, as inscrições devem ser realizadas entre janeiro e março. O contato deve ser feito com a unidade do Sistema Campo Limpo mais próxima, disponível no site inpev.org.br.
O programa segue os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Serviço
Data: 22/05
Horário: Turma 1: às 8h | Turma 2: às 10h | Turma 3: às 13:30 | Turma 4: às 16h
Local: UFMS, localizada na Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário, Setor 02 / Bloco 06 - Complexo EaD e Escola de Extensão / Sala de Aula 06.
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehWK-dnIQjw9hxqrnvHGdRGLd9X3T-0ZoUdJoUnFiixdWRfw/viewform