Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 07 de Maio de 2025


Opinião Domingo, 06 de Outubro de 2019, 07:00 - A | A

Domingo, 06 de Outubro de 2019, 07h:00 - A | A

Opinião

Estética facial no tratamento de melasma

Por Franciely Vieira Garcia*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O melasma inflige importante impacto na aparência, causando estresse emocional e constrangimento social, alterando a qualidade de vida dos pacientes acometidos, além dos gastos relacionados aos tratamentos e procedimentos, cujos resultados, nem sempre, suplantam as expectativas dos pacientes.

Divulgação

Franciely Vieira Garcia - Artigo

Franciely Vieira Garcia

 

Por acometer principalmente a face, o que o torna facilmente visível e presente no cotidiano, o melasma angustia os pacientes gerando impacto negativo na qualidade de vida, afetando seu bem-estar psicológico e emocional, o que com frequência motiva a procura do profissional de estética e do dermatologista em casos mais graves.


Pois o ser humano sempre foi vaidoso, isso tem até comprovação histórica. Desde a antiguidade existem padrões de estética, que ao longo das épocas foram se refinando e adaptando, mas foi, sem dúvida, no século XX que mais se evoluiu na busca da beleza e do bem-estar.


A estética teve desde sempre um papel muito importante ligado à beleza, bem-estar, sedução e arte, tendo nascido na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística. A partir daí a noção de estética foi evoluindo ao longo das épocas, sempre em busca de um equilíbrio entre vários elementos.


E foi o século XX que trouxe a grande revolução da estética. Nos séculos anteriores, os cuidados com a higiene não eram os mais adequados, aos olhos de hoje em dia, e a cosmética nem sempre foi bem aceita. Os produtos cosméticos começaram a entrar mais no cotidiano, assim como outros adereços. Surgem o batom, os pós compactos, sombras de cor para os olhos, entre outros produtos de beleza que, com os avanços da indústria química, foram tornando-se produtos de uso geral e que, nos dias de hoje, garantem a proteção solar, bem como a manutenção e controle do envelhecimento da pele. Nesses contornos, a estética continua sua evolução.


Importante lembrar que o melasma tem grande incidência durante o período gestacional que chega a ocorrer alterações na pele, em decorrência de modificações imunológicas, endócrinas, metabólicas. Seu tratamento ainda é um grande desafio na dermatologia, sendo a fotoproteção de amplo espectro e rigorosa, a forma mais indicada de prevenção.  Em virtude da maioria dos ativos despigmentantes não serem indicados durante a gestação, alguns dermatologistas hesitam em prescrevê-los (HANDEL, 2013, p. 08).

 

Nesse sentido, a adoção de medidas relativamente simples pode contribuir para a saúde e bem-estar. No período gestacional, o ideal é adotar cuidados preventivos e evitar procedimentos e produtos de maior eficácia frente aos riscos à mãe e ao feto. A dificuldade terapêutica, aliada à grande demanda de novos tratamentos, impulsiona a realização de pesquisas clínicas e farmacêuticas (MAGALHÃES et. al., 2011; URASAKI, 2011).

 

Algumas das técnicas utilizadas são a fotoproteção, medicamentos tópicos como cremes para tratamento e clareamento, peelings de ácidos para tratamento do melasma, laser, microagulhamento, derma roller, dermapen, e ainda existem tratamentos orais (prescritas pelo dermatologista). Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais.

 

Para iniciar o tratamento é necessário cuidar da proteção contra os raios solares, e, para isto, se deve aplicar um bom protetor solar com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo. É importante que o paciente dê preferência para os que oferecem proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O filtro ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento (BERGMANN; SILVA, 2019, 09).

 

O principal meio de prevenção é evitar a exposição ao sol e sempre usar um bom protetor solar no rosto e demais áreas expostas, evitar pílulas anticoncepcionais e reposição de hormônios. E, no caso de tratamento oral, o indicado e procurar um médico somente ele poderá passar a dosagem correta e a duração. Como a pele se torna mais sensível, é bom sempre atentar para a qualidade dos cremes e maquiagens que usará daí por diante, uma vez que irritações também podem interferir no melasma. É importante seguir as recomendações médicas caso a caso, no mais, a doença não traz grandes complicações para a vida do paciente.

 

A pele não tem apenas funções fisiológicas tem também uma relação direta com o bem-estar, e da autoestima. E, a busca por uma aparência saudável e a preocupação com a saúde da pele vem crescendo e a procura de tratamentos estéticos. Além de tratar essas disfunções o profissional da área estética tem a importante função de esclarecer a importância do uso de filtro solar para evitar esse caso clínico.

 

 

*Franciely Vieira Garcia
Especialista em cosmetologia

 

 

REFERÊNCIAS

HANDEL. Ana Carolina. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista - UNESP, para obtenção do título de Mestre em Patologia. FATORES DE RISCO PARA MELASMA FACIAL EM MULHERES. Estudo Caso- Controle. Disponível em:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/108638/000759919.pdf?sequence=1.acesso dia 14 de março de 2019.

BERGMANN, Clarissa Linhares; BERGMANN, Dr Julio; SILVA, Christiane Linhares. MELASMA E REJUVENECIMENTO FACIAL COM USO DE PEELING DE ÁCIDO RETINÓICO A 5% E MICROAGULHAMENTO. Caso clinico.2019. disponível em: https://docplayer.com.br/4600622-Melasma-e-rejuvenescimento-facial-com-o-uso-de-peeling-de-acido-retinoico-a-5-e-microagulhamento-caso-clinico.html.acesso no dia 15 de março de 2019.

MAGALHÃES, Lana. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA. Artigo. CAMADAS DA PELE. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/camadas-da-pele/.acesso dia 15 de março de 2019.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia

Lenira Mendes 02/11/2022

Ola boa tarde ,como poso adiquri uma dessas e qual valor .quantas parcelas ?

positivo
0
negativo
0

1 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS