Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Nacional Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 08:21 - A | A

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 08h:21 - A | A

Politica

STF estende a suspeição de Sergio Moro

Ex-ministro foi considerado parcial durante as investigações contra Lula

Lethycia Anjos
Capital News

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

STF abre ano Judiciário com julgamentos por videoconferência

STF

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou na última quinta-feira (24), ampliar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro em outros dois processos relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir da decisão, as ações judiciais que envolvem a reforma do sítio de Atibaia e a doação de um imóvel para o Instituto Lula voltarão ao início e todas as etapas do processo serão anuladas. 

 

De acordo com a Agência Brasil, a determinação é decorrente do pedido de habeas corpus protocolado pela defesa de Lula. 

 

Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na última quarta-feira (23), a decisão da Segunda Turma do Tribunal que determinou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro devido sua atuação no processo triplex no Guarujá (SP). A decisão favorece a possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república em 2022.

 

Para Gilmar Mendes, a medida deve ser ampliada a outros processos que envolvem o ex-presidente. “Nos três processos, houve a persecução penal do paciente em cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex- juiz Sergio Fernando Moro. Em todos os casos, a defesa arguiu a suspeição em momento oportuno e a reiterou em todas as instâncias judiciais pertinentes”, argumentou o ministro via Agência Brasil.

 

Por meio das redes sociais, Sergio Moro se manifestou após a decisão. “Os votos dos Mins.Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux,não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do Ex-Presidente Lula,correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito.Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula,cuja culpa foi reconhecida por dez juízes", escreveu.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS