Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 09:11 - A | A

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 09h:11 - A | A

ṔRESIDENCIA

Senadora da oposição assume presidência da Bolívia

No primeiro discurso após assumir o cargo, Jeanine afirmou que convocaria novas eleições o mais rápido possível.

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Senadora da oposição assume presidência da Bolívia

A Constituição da Bolívia estabelece que, na ausência de presidente e vice-presidente, o próximo na sucessão é o presidente do Senado

 

A senadora Jeanine Áñez assumiu nesta terça-feira (13) a presidência da Bolívia, cargo que foi renunciado por Evo Morales no último domingo (10). 

 

Em uma sessão relâmpago que durou alguns minutos, Jeanine ressaltou que na ausência do presidente e do vice-presidente, ela assumiria imediatamente como presidente do estado.

 

No primeiro discurso após assumir o cargo, a senadora afirmou que convocaria novas eleições o mais rápido possível.

 

Como segunda vice-presidente do Senado, Áñez vinha defendendo que cabe a ela assumir a presidência após as renúncias de Evo Morales e da cúpula do seu partido que ocupava cargos na linha sucessória.

 

Além de Evo, deixaram seus cargos o vice-presidente, Álvaro Garcia; a presidente do Senado, Adriana Salvatierra; o vice-presidente do Senado, Rubén Medinacelli; e o presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Borda.

 

A Constituição da Bolívia estabelece que, na ausência de presidente e vice-presidente, o próximo na sucessão é o presidente do Senado e depois o presidente da Câmara dos Deputados.

 

A ação de Áñez foi apoiada pelo ex-presidente Carlos Mesa, oponente de Morales nas eleições de 20 de outubro; e Luis Fernando Camacho, uma das principais vozes da direita contra Morales.

 

Já Morales, asilado no México, escreveu no Twitter que, com a jogada da oposição, "foi consumado o golpe mais sorrateiro e desastroso da história".

 

"Uma senadora golpista se autoproclama presidenta do Senado e logo presidenta interina da Bolívia sem quórum no Legislativo", disse Morales.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS