Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Nacional Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016, 18:09 - A | A

Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016, 18h:09 - A | A

OPERAÇÃO ZELOTES

MPF denuncia ex-presidente Lula e um de seus filhos

Paulo Fernandes
Capital News

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Coluna Marco Eusébio

Presidente Lula foi denunciado no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (9) à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. Ao todo quatro pessoas foram denunciadas, além de Lula e e do filho, a denúncia também envolve o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni.


De acordo com o MPF, os quatro são envolvidos em negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.


Os crimes foram praticados entre 2013 e 2015 quando Lula, já não estava mais na Presidência da República. De acordo com a denúncia, as investigações apuraram que Lula, seu filho, e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de incentivos fiscais em uma medida provosória para prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.


A denúncia possui 154 páginas. A narrativa foi construída com base na análise de documentos apreendidos por ordem judicial, tanto no âmbito da Operação Zelotes quanto da Lava Jato, além de informações prestadas em depoimentos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS