Segunda-feira, 16 de Junho de 2008, 15h:27 -
A
|
A
Controle da inflação é maior desafio do governo
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que o governo tem instrumentos, conhecimento e experiência suficientes para controlar a inflação, classificada por ele como o “maior desafio econômico”.
Lula, que esteve pela manhã na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na capital paulistana, afirmou, durante discurso, que não se pode permitir volta da inflação e que é preciso “ter muito cuidado para lidar com os problemas de curto prazo sem comprometer as conquistas de longo prazo”.
Aos presentes, ele falou que, por experiência pessoal, sabe os males que o aumento inflacionário causa no bolso da parcela mais pobre da população. “Vamos controlar a inflação, porém, mantendo o crescimento sustentável. Pela minha própria experiência pessoal sei como é ruim a sensação de incerteza e corrosão dos salários provocados pela inflação”.
Lula destacou ainda que esse é um problema provocado pelo aumento da demanda interna e por pressão do mercado internacional com a alta do preço dos combustíveis e alimentos. Em seguida, citou a medida de estimular a produção de alimentos pela agricultura familiar brasileira e a possibilidade de logo extrair petróleo da camada pré-sal, localizada na Bacia de Campos.
Na avaliação de Lula, a crise mundial de alimentos deve ser entendida pelos brasileiros como um desafio que o país está disposto a enfrentar. “Estamos preparados para isso da mesma forma que estamos preparados para transformar tanto nosso biodiesel quanto nosso etanol em produtos que possam ganhar o mercado internacional”.
O presidente visitou a bolsa de valores para receber homenagem do mercado de capitais e financeiro em virtude da obtenção do grau de investimento pelo Brasil. No discurso, ele afirmou que sua ida à Bovespa prova o avanço político da sociedade brasileira.
“Estamos provando que um presidente da República pode no mesmo mês receber e colocar na cabeça um boné dos dirigentes sindicais, dos sem-terra do movimento GBLT e vir na bolsa de valores e colocar o chapéu da bolsa na cabeça”.(Agência Brasil)
Durante a tarde, ainda em São Paulo, o presidente participa de reunião sobre direitos humanos no escritório regional da Presidência da República.