Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Internacional Terça-feira, 11 de Agosto de 2020, 10:12 - A | A

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020, 10h:12 - A | A

Imunização

Rússia registra primeira vacina contra Covid-19

Eficácia da medicação é contestada por autoridades mundiais da saúde

Flávio Veras
Campo Grande

Ilustração Reprodução

ColunaMarcoEusébio

..

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Apesar do anúncio, sabe-se pouco sobre a eficácia dessa vacina, e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais.

 

Conforme o portal G1, a Rússia também anunciou que o Brasil deve participar da próxima fase dos testes da imunização, prevista para começar na quarta-feira (12). "Esta manhã uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada pela primeira vez no mundo", disse o chefe do Kremlin em reunião com o Gabinete de Ministros.

 

Segundo a atualização mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), do dia 31 de julho, sobre as vacinas para Covid-19 em desenvolvimento no mundo, a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo. Para desenvolver uma imunização, são necessárias 3 etapas.

 

Nesta terça (11), a OMS comentou o anúncio da vacina russa. A entidade declarou que a Rússia "não precisa de sua aprovação" para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização para aprová-la.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS