O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quarta-feira (16), discurso oficial na COP 27. Ele desembarcou no Egito na última segunda-feira (14), convidado pelo presidente do país, Abdel Fatah al-Sissi. Esta é a primeira viagem ao exterior desde a vitória nas eleições de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro, que não viajou para a COP 27.
Na fala, Lula defendeu que o combate à mudança climática anda junto com o combate à pobreza e à desigualdade, põe objetivo de zerar desmatamento nos biomas brasileiros e diz que vai reconstruir os órgãos de fiscalização para investigar e punir crimes ambientais. "Não há segurança climática no mundo sem Amazônia protegida", afirma o presidente eleito. Sem citar Bolsonaro, criticou o governo atual pela devastação do meio ambiente, atuação que classificou como “desastrosa”.
Entre os assuntos abordados, Lula fez acenos ao agronegócio. O presidente eleito disse que a meta de seu governo será a de uma produção com equilíbrio, sequestrando carbono e protegendo a biodiversidade, com aumento de renda para agricultores e pecuaristas.
- Saiba mais
- Bolsonaro se pronuncia e garante que cumprirá a Constituição
- Haddad anuncia duas mulheres para presidir Banco do Brasil e Caixa
- Lula diz que só definirá nomes para ministério após viagem ao Egito
- “Isso é uma corrida de revezamento”, diz Alckmin sobre transição
- PEC da Transição deve cair para 2 anos, mas valor será mantido
- Lula confirma Aloizio Mercadante como presidente BNDES
- Simone Tebet usa suas redes sociais para declarar que “Venceu a democracia e a verdade”
- Presidente do Olodum vai comandar a Fundação Cultural Palmares
- Resgate e fortalecimento dos valores da família, diz nota da Famasul
- Verruck acredita que ministra Simone Tebet pode destravar novela UNF3 em Três Lagoas
- Alckimin anuncia João Grandão para o Desenvolvimento Agrário
- Equipe de transição pausa trabalhos para ver estreia da seleção
- Posse de Lula já tem presença confirmada de 12 chefes de Estado
- Bolsonaro diz estar confiante na vitória
- PEC da Transição prevê R$ 12 bilhões para a educação, diz Alckmin
- Lula conversa por telefone com Biden, Macron e Sánchez
- Economia iniciará ano com discussão sobre impostos e novo marco fiscal
- PT formaliza convite para que MDB integre equipe de transição
- Só Lula ganharia eleição passada, diz vice-presidente
- Transição: Brasília vive clima de mais agitação política, com equipes de dois governos
- Sindicatos defendem repactuação de temas trabalhistas
- Marco fiscal e reforma tributária serão prioridades, diz Haddad
- Partidos parabenizam vitória de Lula e citam democracia
- Haddad promete novo arcabouço fiscal para primeiro semestre
- Bolsonaro quebra silêncio e fala com apoiadores
- Presidente do TSE diz que abstenção diminuiu no segundo turno
- Transição é entregue e Lula anuncia novos ministros
- Supremo Tribunal Federal se manifesta após pronunciamento de Jair Bolsonaro
- Haddad: arcabouço fiscal terá premissas confiáveis e sustentabilidade
- Dólar sobe para R$ 5,39 e bolsa cai 3,35% após discurso de Lula
- Transição diz que não há recursos para emergência em defesa civil
- No Senado, CCJ discute a PEC da Transição
- Simone Tebet agarra campanha de Lula e milita em favor do petista
- Bernard Appy será secretário especial para reforma tributária
- Caminhoneiros fecham estradas no Rio após vitória de Lula
- Em mensagem de Natal, Lula lembra vítimas da covid e das chuvas
- Moção de congratulação ao PT gera bate-boca entre deputados
- Cida Gonçalves diz que governo Bolsonaro não deixou verba para políticas públicas
- Lula diz que verdadeiro agronegócio é comprometido com meio ambiente
- Presidente Bolsonaro participa de formatura de cadetes na Aman
- Lula deve anunciar Haddad, Dino e outros dois ministros nesta sexta-feira
- Jair Bolsonaro lidera as seções nacionais até o momento
- Congresso convoca parlamentares para posse de Lula e Alckmin
- Ministério divulga balanço final da Operação Eleições 2022
- Eleição 2022 causou rebuliço com Lula Livre e eleito
- Recomposição do Orçamento para 2023 é prioridade, diz Alckmin
- Simone Tebet anuncia primeiro escalão do Ministério do Planejamento e Orçamento
- Deputado Federal defende decreto dos CAC’s e iniciou negociações nos bastidores
- Camila Jara e mais dois Sul-Mato-Grossenses integrarão transição de Lula
- Gasto de até R$ 136 bi não gera expansão fiscal, diz ex-ministro
- Relatórios do Orçamento de 2023 serão analisados na CMO nesta semana
- Alexandre de Moraes diz que diplomação representa lisura das eleições
- Lula diz que missão é combater a fome e unificar o país
- Equipe de transição aponta emergências fiscais e orçamentárias do país
- Presidente eleito deve priorizar crescimento econômico e transição para economia de baixo carbono, aponta CNI
- Lira: “É hora de celebrarmos a estabilidade de nossas instituições e torcer pelo futuro do Brasil”
- Lula vai propor que a COP30 seja na Amazônia
- Presidente do TSE nega ação do PL que questiona urnas no segundo turno
- CCJ do Senado aprova PEC da Transição
- Simone Tebet nega pretensão para ministério de Lula durante voto na Capital
- Sem futuro exato, Simone Tebet se despede do Senado
- Protestos dos caminhoneiros nas rodovias, geram filas nos postos de combustível
- Eleições presidenciáveis 2022 foram marcadas pela presença feminina com destaque para duas sul-mato-grossenses
- Meu candidato perdeu e agora?
- Em cerimônia concorrida, Simone Tebet assume Ministério do Desenvolvimento e Orçamento
- Guido Mantega pede desligamento da equipe de transição
- TSE marca diplomação de Lula e Alckmin para 12 de dezembro
- Transição foi a mais participativa e econômica, diz Lula
- Riedel acredita que Lula não negará apoio ao Mato Grosso do Sul
- Mercadante anuncia futuros diretores do BNDES
- Bolsonaro se reúne com ministros do STF nesta manhã
- Mulheres públicas do MS homenageia Simone Tebet
- Congresso trabalhará pela manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600
- Deputados e Senadores aprovam PEC da Transição em sua maioria
- Chefe da Casa Civil fará o processo de transição com PT
- Presidente faz balanço do governo e afirma não apoiar confrontos
- Presidente eleito se encontra com parlamentares e diz que vai dialogar
- Governo bloqueia mais R$ 5,7 bi do Orçamento para cumprir teto
- Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023
- A 20 dias da posse, presidente da Câmara pede mais segurança no DF
- TSE conclui totalização de votos pouco depois da meia-noite
- Valorizar idosos é condição para avanço da sociedade, diz ministra
- Presidente pede que manifestantes desobstruam as rodovias em todo país
- Lula vai estrear agenda internacional com viagem à Argentina
- Equipe de transição recebe relatórios do TCU
- Transição: Lula defende investimento em soluções criativas para saúde
- Senadores do MS votam sim e PEC da Transição é aprovada
- Após votar Lula diz que está convicto na vitória
- PEC da Transição será votada na terça-feira, diz presidente da Câmara
- MPF pede informações à PRF sobre bloqueios em rodovias
- Governadora do Ceará será nova secretária executiva do MEC
- Simone Tebet vai chefiar transição na área de Desenvolvimento Social
- Quem fizer algo errado será convidado a deixar o governo, diz Lula
- Teto foi furado porque era mal construído, diz ministro da Economia
- Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas
- Lula deve anunciar mais ministros após diplomação na segunda-feira
- Eleitores de Lula comemoram nas ruas de todo o país
- Equipe econômica terá autonomia, mas eu que fui eleito, diz Lula
- Alexandre de Moraes diploma Lula e Alckmin nesta segunda-feira
- Presidente da Câmara diz que vitória de Lula não deve ser contestada
“Estou certo de que o agronegócio será um aliado estratégico na busca de uma agricultura regenerativa e sustentável, com valorização da tecnologia no campo. Há vários exemplos exitosos de agroflorestas no Brasil. Temos conhecimento tecnológico para isso, de forma a não desmatarmos um metro sequer. Este é o desafio que se impõe aos brasileiros e demais países produtores de alimentos”, disse ao reiterar o propósito de reduzir a fome no Brasil e no mundo.
Segundo ele, o resultado das eleições mostraram que os brasileiros fizeram uma escolha pela paz, pelo bem-estar, pela sobrevivência da Amazônia “e, portanto, pela sobrevivência do nosso planeta”.
“A todo momento o planeta nos alerta de que precisamos uns dos outros para sobrevivermos e que, sozinhos, estamos vulneráveis à tragédia climática. Ignoramos esses alertas gastando trilhões em guerras que só trazem morte, enquanto 900 milhões de pessoas não têm o que comer”. “Entre 2030 e 2050, o aquecimento global poderá resultar em 250 mil mortes a mais ano por doenças decorrentes do calor excessivo, e o impacto econômico desse processo é estimado entre US$ 2 e 4 bilhões anuais. Ninguém está a salvo”, argumentou.
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
|
• REPORTAR NEWS • |


