Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Internacional Quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 17:09 - A | A

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 17h:09 - A | A

Coronavírus

Mortes ligadas à covid-19 dispararam na Europa desde março, diz OMS

Morreram cerca de 159 mil pessoas a mais que o previsto em 24 países

Hélder Rafael
Capital News

Reuters

Mortes ligadas à covid-19 dispararam na Europa desde março, diz OMS

Mortes ligadas à covid-19 dispararam na Europa desde março, diz OMS

Desde o início de março, morreram cerca de 159 mil pessoas a mais do que era esperado normalmente em 24 países europeus, disse nesta quinta-feira (28) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma "proporção significativa" desse pico está ligada à covid-19.

 

Até agora, mais de 2 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus na Europa, um aumento de 15% nas duas últimas semanas. Rússia, Turquia, Bielorrúsia e Reino Unido lideram as novas infecções, informaram autoridades europeias da OMS. Mais de 175 mil pessoas já morreram.

 

Embora o número de mortes em excesso leve em conta todas as causas de mortalidade, o fato mostra o impacto da covid-19.

 

"O que vimos muito claramente é o que pico de mortalidade em excesso corresponde ao pico da transmissão da covid-19 nesses países", disse um representante da OMS.

 

A entidade declarou ainda que países como Alemanha, Suíça e outros que podem amenizar restrições a locais como bares, casas noturnas e outros pontos de aglomeração, precisam ter ferramentas robustas de detecção de doenças e sistemas de exame e rastreamento em funcionamento, para ajudar a impedir uma possível "segunda onda" da epidemia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS