Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Interior Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 15:21 - A | A

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 15h:21 - A | A

Presídio de Rio Brilhante será inaugurado amanhã

Da redação (LM)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) inaugura nesta quarta-feira (10) o Estabelecimento Penal Masculino de Rio Brilhante. A cerimônia começa às 9h30, na Câmara Municipal da cidade e logo após, o evento terá prosseguimento no presídio, onde acontece o desenlace da fita, simbolizando o lançamento oficial do início das atividades. A cerimônia de inauguração contará com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

O presídio foi oficializado no início do mês de setembro, com publicação no Diário Oficial do Estado. O prédio funcionava como cadeia pública, sob responsabilidade da Polícia Civil, que estava desativada desde 2006, quando houve uma rebelião que praticamente destruiu as instalações. Todos os internos foram transferidos para a Penitenciária Harry Amoryn Costa, em Dourados. O local foi totalmente reformado, com o apoio do Conselho da Comunidade local.

O diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, destaca o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do poder Judiciário de toda a comunidade de Rio Brilhante para tornar possível a ativação do novo presídio. “A colaboração de todos foi essencial para tornarmos possível a reativação do prédio. Esperamos que a parceria continue para realizarmos um bom trabalho de custódia e tratamento penal, sempre objetivando a reinserção social dos internos”, diz.

De acordo com o diretor da DOP (Diretoria de Operações da Agepen), Luís Alberto Ojeda, a unidade penal irá atender à comarca de Rio Brilhante e região.

O Estabelecimento Penal Masculino de Rio Brilhante, assim como as demais unidades penais sob a responsabilidade da Agepen, terá enfoque, além da segurança, na execução dos princípios estabelecidos na LEP (Lei de Execuções Penais), tendo como finalidade a busca pela ressocialização dos internos, com oferecimento de assistência à saúde, material e religiosa, trabalho e educação. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS