Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Interior Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008, 15:54 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008, 15h:54 - A | A

Pavimentação da BR-359 leva progresso à região Norte do Estado

Lucia Morel - Capital News

O município de Alcinópolis, município distante 364 quilômetros de Campo Grande, foi contemplado hoje com a autorização das obras na BR-359, já que será o local mais beneficiado com a pavimentação da via. A autorização foi assinada pelo governador, André Puccinelli e pelo ministro do Transporte, Alfredo Nascimento.

Existente há 16 anos, Alcinópolis, segundo o prefeito Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB), a cidade vivia isolada, cercada por estradas de chão e terra. "Os habitantes daqui sonham tanto com essa obra, que não estão acreditando que ela finalmente vai sair do papel", afirmou ao prefeito.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelo município é o de escoamento da produção e também da atração de novos empreendimentos ao local, já que sem a infra-estrutura necessária, empresas acabavam por desistir de investir na cidade.

"Muitas pessoas já pensaram em investir em nossa cidade, mas acabaram desistindo, devido esse entrave”, comentou o prefeito. Ele lembrou ainda, que até mesmo a administração municipal já enfrentou dificuldades para garantir obras públicas, pois apesar dos serviços oferecidos, muitas empresas acabam desistindo de contratar com o poder público local, devido a dificuldade de deslocamento.

Com uma população de 4,2 mil habitantes, Alcinópolis liga MS a Mato Grosso e Goiás, o que, a partir do momento em que a estrada pavimentada se tornar realidade, vai ser um fator positivo a mais para a atração de investimentos.

"Por esse motivo, nossa luta continua, pois depois dessa conquista, o próximo passo será a busca de recursos para garantir o asfalto do trecho que liga Alcinópolis à divisa com Goiás”, destaca o prefeito.

BR-359
A estrada era a única rodovia federal não pavimentada do Estado. A ordem da obra foi firmada em janeiro deste ano, por meio de convênio entre o governo do Estado e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

O projeto contempla obras de implantação, pavimentação, melhoramento e restauração asfáltica da BR-359, numa extensão de 119,1 quilômetros.

O projeto que teve orçamento total de R$ 101,7 milhões será executado em dois lotes diferentes: trecho I - Alcinópolis – Pólvora, com 55,3 quilômetros de extensão e Lote II - Pólvora – Silvolândia, com 63,8 quilômetros.

A BR-359 é uma das principais ligações viárias do Estado, passando pelo norte chegando até a região nordeste do Estado, beneficiando toda a região do Bolsão – municípios de Figueirão, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba e Aparecida do Taboado.

As obras vão garantir o transporte do escoamento da bacia leiteira, da pecuária de corte e produção de grãos, além de melhorar o deslocamento nesta região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS