Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 29 de Julho de 2025


Interior Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009, 12:56 - A | A

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009, 12h:56 - A | A

Ministros vão a Dourados conhecer projetos de aquicultura

Da Redação - (ME) - (www.capitalnews.com.br)

Representantes de diversos ministérios chegam hoje, 16, a Dourados para conhecer os projetos de piscicultura implantados no município. O roteiro faz parte do Programa de Fortalecimento de Cadeias Produtivas do Território da Cidadania, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todo o País foram escolhidas quatro modalidades produtivas em quatro territórios: ovinocaprinocultura, no território Sisal, na Bahia; apicultura, no Alto Sertão, no Sergipe; fruticultura, no nordeste paraense, no Pará; e o pescado, no território da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul.

A visita se estende até amanhã, com membros do Comitê Gestor Nacional do Programa Territórios da Cidadania, que confirmaram presença na reunião em Dourados, acompanhados de representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), TEM (Ministério do Trabalho e Emprego), MMA (Ministério do Meio Ambiente), MIN (Ministério da Integração Nacional), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Embrapa Nacional e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A abertura está programada para acontecer às 13h, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, com a apresentação do Projeto Integrado de Desenvolvimento da Cadeia do Pescado no Território da Grande Dourados (GTT), logo após mais uma apresentação sobre a Matriz de Ofertas Integradas (PTC). Para finalizar a programação, será realizado um debate sobre o tema e possíveis articulações para a região.

Na quinta-feira está programada uma visita aos setores produtivos da região institucionais, como Cooperativa MS Peixe, Frigorífico Mar e Terra, Colônia de Pesca Z10 e setor institucional da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Segundo Celso Arruda, DFDA (Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário ) no Estado, o encontro vai permitir a definição dos projetos e dos recursos necessários ao fortalecimento da cadeia produtiva de pescado em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, a visita dos representantes dos ministérios abre um cenário real de possibilidades para o desenvolvimento da piscicultura em Dourados. “O fato do Governo Federal escolher Dourados como um dos Territórios da Cidadania, abre um cenário real de possibilidades”, destaca o secretário, que faz parte do grupo técnico de trabalho que vai receber a comissão de representantes dos ministérios.


Durante o evento o prefeito Ari Artuzi (PDT) vai lançar a licitação do Frigorífico do Peixe, que será instalado em Dourados e também entregar junto com o Ministério da Pesca e Equicultura um caminhão a Cooperativa MS Peixe.(Fonte: Dourados Agora)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS