Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Interior Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009, 07:02 - A | A

Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009, 07h:02 - A | A

Inauguração de Ciat e Banco da Gente acontece hoje em Coxim

Da Redação (AP)

Para melhor atender aos trabalhadores nas áreas de intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional, trabalho e renda, seguro desemprego e emissão de carteira de trabalho, o governador André Puccinelli e a prefeita Dinalva Mourão inauguram nesta quinta-feira (05), às 15h30, o CIAT - Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador, em Coxim. O CIAT de Coxim, órgão da Coordenadoria de Intermediação de Emprego da Fundação do Trabalho de MS, vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), é o 17º Centro de Atendimento ao Trabalhador inaugurado no Governo de André Puccinelli, sendo um dos 30 municípios que receberão as novas instalações. Os CIATs já foram inaugurados em Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ivinhema, Batayporã, Costa Rica, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Eldorado, Jardim, Nova Alvorada do Sul e Miranda.

Situado na Rua Senador Filinto Muller, 577, Centro, o CIAT foi implantado com recursos oriundos do Ministério do Trabalho em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a prefeitura municipal de Coxim. A nova visão descentralizada permitirá uma maior capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social. Município situado a leste do Pantanal, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo diversos pescadores que buscam as águas piscosas dos rios Coxim, Jauru e Taquari, fazendo jus à denominação "Capital do Peixe". Limita-se com Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora.

Conhecida também como a “Terra do Pé de Cedro”, Coxim representa o décimo oitavo PIB do Estado e possui um dos maiores rebanhos de bovinos de MS. Contemplada por considerável número de hotéis, ranchos e pousadas, abriga diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras Salto, Palmeiras e os Rios Taquari e Coxim. A nova proposta de atendimento vai unificar e integrar as ações da política de emprego em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sendo assim, o trabalhador vai poder encontrar num único local, além das ofertas do mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, informações e assessoramento para implantação de empreendimentos formais e informais e também acesso para a abertura de microcréditos pelo Banco da Gente, órgão vinculado ao Ciat.

Com a implantação do CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso com a classe trabalhadora, traçando metas e princípios voltados para a promoção das políticas regionais de emprego e renda. Além da moderna estrutura, com o sistema totalmente informatizado e integrado com outros municípios, o CIAT faz parte do novo conceito da política de trabalho do governo, ou seja, buscar o desenvolvimento garantindo o mesmo padrão de atendimento aos trabalhadores de Mato Grosso do Sul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS