Quinta-feira, 24 de Abril de 2008, 11h:53 -
A
|
A
Governador inaugura, em Maracaju, o sexto Ciat no Estado
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
O governador André Puccinelli e o prefeito de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, inauguram neste domingo (27), às 9h30, o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), em Maracaju.
O Ciat de Maracaju, órgão da Coordenadoria de Intermediação de Emprego da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, é o sexto Centro de Atendimento ao Trabalhador inaugurado no governo de André Puccinelli, dos 32 municípios que receberão as novas instalações. Os Ciats já foram inaugurados em Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá e Sidrolândia.
Localizado na rua Melânio Garcia Brabosa, 151, Centro de Maracaju, o Ciat foi implantado com recursos oriundos do Ministério do Trabalho em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Maracaju. A nova visão descentralizada permitirá uma maior capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.
Considerada um dos maiores produtores de grãos, atualmente a cidade de Maracaju deixa de basear sua economia na agricultura e passa a se industrializar, principalmente na área de produção de energia. Portanto, o Ciat passa a ocupar função estratégica dentro das políticas públicas para garantir com prioridade à população local o acesso aos novos postos de trabalho.
O Ciat deverá atender aos trabalhadores nas áreas de intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional, trabalho e renda, seguro desemprego e emissão de carteira de trabalho.
O novo modelo de atendimento vai unificar e integrar as ações da política de emprego em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, o trabalhador vai poder encontrar, num único espaço, além das ofertas e possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, informações e assessoramento para implantação de empreendimentos formais e informais.
Com a implantação do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso com a classe trabalhadora, traçando metas e princípios voltados para a promoção das políticas regionais de emprego e renda.
Além da moderna estrutura, com o sistema totalmente informatizado e integrado com outros municípios, o Ciat faz parte do novo conceito da política de trabalho do governo, ou seja, buscar o desenvolvimento garantindo o mesmo padrão de atendimento aos trabalhadores de Mato Grosso do Sul. (Notícias MS)