Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 12 de Agosto de 2025


Interior Segunda-feira, 04 de Novembro de 2013, 18:47 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2013, 18h:47 - A | A

Funasa destina recursos para palestras e capacitações em Eldorado e Iguatemi

Da Redação. (www.capitalnews.com.br)

Com o objetivo de auxiliar nos trabalhos de fomento da educação em saúde ambiental já em andamento nos municípios do estado, técnicos da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul estiveram em Eldorado e Iguatemi no início do último mês de outubro. O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) vem visitando os municípios contemplados com os recursos referentes às solicitações inscritas sob o edital 01/2012 – Desam/Funasa para dar esclarecimentos e prestar orientações.

O município de Eldorado recebeu a visita dos técnicos do Sesam da Funasa, Aldírio Rodrigues e Osnália Almeida, no começo do mês de outubro. O projeto visa atender a população de 185 famílias do Assentamento Floresta Branca, e será nominado “Educação em Saúde Ambiental com Desenvolvimento Sustentável”. Segundo Aldírio Rodrigues as licitações dos serviços que incluem o projeto já foram encaminhadas, assim Eldorado poderá iniciar as palestras e capacitações que serão destinadas aos professores para que os conhecimentos sejam repassados para os alunos.

Em Iguatemi, os planos são para a realização de um ciclo de palestras e oficinas sobre educação em saúde ambiental junto com as populações urbana e rural e nas escolas públicas, com ênfase nos grupos mais carentes e não atendidos por sistemas de saneamento básico. Além disso, será realizado um seminário com ampla participação social sobre os temas, para difundir os conhecimentos sobre qualidade de vida e sua correlação com o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Para complementar as ações a prefeitura pretende confeccionar folders e cartilhas educativas com foco especial na coleta, armazenamento e destinação de resíduos sólidos, coleta seletiva de lixo, preservação do meio ambiente e saúde pública. Iguatemi também irá divulgar práticas adequadas de saneamento básico e saúde ambiental em meios de comunicação como rádios e jornais.

De acordo com o superintendente da Funasa em MS, Pedro Teruel, dar andamento nesses trabalhos possibilita levar cada vez mais conhecimento para a população, através das palestras e oficinas de capacitação, agindo pelo bem do meio ambiente e a qualidade de vida e saúde de todos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS