Otimizar os trabalhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc) é o principal objetivo das visitas que o vice-prefeito e secretário da pasta, Edil Albuquerque iniciou na manhã dessa terça-feira (17/02), às Incubadoras do município. Segundo o secretário, as incubadoras fazem parte da Sedesc e, nesse primeiro momento, as visitas técnicas são para ouvir as demandas e reivindicações dos incubados.
“Estamos aqui no sentido de conhecer os problemas, para depois elaborar uma pauta produtiva e dar visibilidade aos produtos manufaturados pelos incubados”, disse Edil Albuquerque. A primeira incubadora visitada foi a “Francisco Giordano Neto”, localizada no bairro Estrela Dalva e que atua no segmento do couro. Em conversa com a incubada Meire Pelk, que confecciona bolsas e acessórios de couro, ela informou que a principal dificuldade enfrentada é a comercialização dos produtos.
Adiantando uma resposta e também prévia solução ao problema apontado, o vice-prefeito Edil apontou que vai aproximar os incubados da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (Acicg) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “Vamos organizar uma feira com desfile para mostrar o potencial dos incubados e mostrar que o produto tem qualidade”, anunciou Edil. Também na Incubadora do Estrela Dalva, a gerente Neila Lopez relatou que o couro produzido na cidade passa somente pelo primeiro processo, em seguida é encaminhado para fora do Estado e retorna para a Capital.
“Vamos questionar junto aos empresários a necessidade de Campo Grande realizar todos os estágios de processo de matéria-prima do couro”, ressaltou o vice-prefeito. Na opinião da gerente, a visita do secretário mostra o estímulo e o apoio que os incubados precisam. “Vai alavancar nossa produção, pois essa é a chance que temos de crescer”, continuou a gerente. Já para a incubada Meire Pelk, esta é a oportunidade de lançar seus produtos no mercado.
Roteiro – Ainda na manhã dessa terça-feira, o vice-prefeito acompanhado do diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços; Sebastião Rogado e técnicos da Sedesc visitaram também a Incubadora Municipal Norman Edward Hanson, localizada no bairro Santa Emília, que atua no segmento de produtos alimentícios. Já na quarta-feira (18/02), o grupo da Sedesc vistoria a partir das 08h30min, as incubadoras municipais Zé Pereira (segmento do artesanato) e, logo seguida, Mário Covas (segmento da confecção têxtil).