O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, reafirmou a intenção de manter as parcerias firmadas com o Sistema Fiems para 2009 com a intenção de reduzir o déficit de mão-de-obra qualificada no município. Atualmente, o município de Dourados mantém cerca de 760 indústrias, que juntas geram pelo menos 40 mil empregos, entre diretos e indiretos.de de vida do trabalhador, levando informações sobre saúde e bem-estar”, acrescentou o presidente da Fiems
“Já mantive conversas com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, para que façamos um trabalho em conjunto e assim tenhamos condições de qualificar os nossos trabalhadores para que as indústrias instaladas aqui prestigiem a mão-de-obra local e aquelas que têm intenção de vir para o município se instalem com a certeza de que temos como atender a demanda”, destacou.
Desde o ano passado, Sérgio Longen mantém contatos com o prefeito Ari Artuzi, sendo que em novembro eles apontaram a intenção de, inclusive, instalar duas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi no município. “Eu sei que o Ari está em busca de melhorias para Dourados, mantendo contatos freqüentes com empresas e, se continuar assim, em breve Dourados estará em posição de destaque em Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Além da disposição em investir em cursos de qualificação para os trabalhadores, a Prefeitura de Dourados também abre as portas para negociações com os empresários para a instalação de novas indústrias no município. “Já estamos em conversas com algumas empresas e estamos otimistas de que este ano elas estarão se instalando em Dourados”, disse o prefeito, sem detalhar quais são as empresas que estão em foco, mas destacando setores como o de derivados de soja e biodiesel.
A parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Sistema Fiems já qualificou dez mil trabalhadores no município entre 2001 e 2008. O Senai é tido como um dos principais colaboradores com o desenvolvimento da região, onde inaugurou no ano passado o LabSenai Alimentos, que disponibiliza serviços laboratoriais, técnicos e tecnológicos para as indústrias do setor alimentício, gerando eficiência e melhoria da qualidade dos produtos e serviços ofertados ao consumidor final. (Com Informações: Assessoria)