Campo Grande Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Interior Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 14:02 - A | A

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 14h:02 - A | A

Delcídio fala sobre Rio Taquari em Rio Verde

Da redação (LM)

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) faz palestra nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 19h30, no Campus IV da Uniderp/Anhanguera, em Rio Verde, sobre a Construção de Usinas Hidrelétricas no Norte de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do evento, que tem o apoio da Prefeitura, do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e do COINTA (Conselho Intermunicipal de Defesa do Taquari), é discutir os impactos, benefícios e as perspectivas que esse tipo de empreendimento pode trazer para o desenvolvimento econômico e social da região.

Engenheiro eletricista e ex-diretor de grandes empresas da área de produção de energia no Brasil e no exterior, como a Petrobras, a Eletrobras e a Shell, Delcídio vai discutir aspectos gerais de projetos dessa natureza, focando principalmente a implantação da Hidrelétrica do Rio Jauru, um afluente do Rio Taquari, principal rio da região Norte do Estado.

Estão previstos dois empreendimentos hidrelétricos na região Norte: um no Rio Coxim, denominado Pequena Central Hidrelétrica São Domingos, e outro no Rio Jauru. Os dois rios são afluentes do Taquari. As duas PCHs estão projetadas para gerar de 22 a 24 Megawats de energia.

Na região, 5 mil ribeirinhos podem ser impactados com a construção das usinas. O mesmo deve ocorrer com cerca de 400 empreendimentos comerciais situados às margens do rio Taquari, como pousadas e restaurantes, além da rota das Monções com uma história rica em fatos ligados ao período do Brasil Colonial ainda desconhecidos da maioria dos sul-mato-grossenses. (Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS