Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 16:45 - A | A

Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 16h:45 - A | A

Coronavírus

Receita simplifica despacho de produtos para combater Covid-19

Segundo o Governo, medida tem como objetivo simplificar, principalmente, a importação de material hospitalar

Flávio Veras
Capital News

Agência Brasil

Porto de Santos

Porto de Santos (SP)

O Governo Federal publicou, na manhã de hoje (18), uma normatização que simplifica e agiliza o despacho aduaneiro de mercadorias importadas destinadas ao combate de ao novo coronavírus (Covid-19). O texto foi divulgado no Diário Oficial da União de hoje (18).

 

Segundoa a Receita Federal, "a medida, que já havia sido anunciada, visa a manter um fluxo rápido de abastecimento de bens, mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate da pandemia, como também evitar gargalos nos recintos aduaneiros ao agilizar a entrega das cargas”.

 

Outra alteração promovida pela instrução normativa é a inclusão das importações promovidas por importadores certificados na modalidade Operador Econômico Autorizado (OEA) num rito mais simplificado de importação.

 

“Esta medida visa a mitigar os efeitos de eventual sobrecarga logística, ao possibilitar maior celeridade às operações aduaneiras de operadores confiáveis, notadamente grandes importadores”.

 

A lista dos produtos de uso médico-hospitalar que terão despacho simplificado pode ser conferida na instrução normativa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS