Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Esporte Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008, 11:30 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008, 11h:30 - A | A

Williams aponta pacote aerodinâmico de 2009

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Fórmula 1

Depois de surpreender ao apresentar uma versão inicial dos aerofólios que serão utilizados na próxima temporada, a Williams confirmou nesta quarta-feira (12) como será o pacote aerodinâmico para 2009. A equipe de Sir Frank Williams mostrou uma versão modificada do FW30 em um shakedown no aeroporto de Kemble, na Inglaterra, e confirmou a expectativa que se tinha das novas asas.

Pilotado por Jonathan Kennard, vice- campeão da F-3 inglesa, o carro da Williams apresentou uma versão diferente de aerofólio dianteiro daquele visto nos testes coletivos de Barcelona, em setembro. A peça, agora mais larga e mais baixa, permite o controle do ângulo em relação ao solo de dentro do cockpit.

A asa traseira, também simplificada, é a mesma vista nos treinos de Montmeló. O aerofólio agora é mais alto e mais estreito do que o utilizado em 2008.

A versão mostrada em Kemble, porém, está longe de ser definitiva. As equipes devem apresentar as primeiras modificações com relação ao carro usado neste ano nos testes da próxima semana, em Barcelona. Além das asas vistas no FW30, os carros não poderão ter as diversas aletas aerodinâmicas presentes até esta temporada.

O regulamento também prevê o retorno dos pneus slick e o uso opcional do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês), além de um difusor traseiro diferente do atual. A meta da FIA com as alterações é permitir que os carros possam andar mais próximos uns dos outros em curvas rápidas, aumentando a chance de ultrapassagens.

As inovações vistas no FW30 modificado remetem ao passado recente na F-1. O bico dianteiro, por conta do aerofólio mais baixo e largo, volta a se destacar do conjunto pelo desenho que remete a 2004. Naquele ano, várias equipes apresentaram soluções inusitadas para a peça — a própria Williams utilizou o infame "Batmóvel", de poucos resultados. (Fonte: Warmup)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS