Maurícia da Matta/CBF

Jogadores do Vitória levantaram a taça de campeões da Série B do Brasileiro 2023
O título da Série B do Campeonato Brasileiro já era certo e só faltava ao Vitória-BA vencer o último jogo em casa para comemorar com a torcida e isso aconteceu neste sábado (18). Pela 37ª rodada, o Rubro-Negro recebeu o Sport-PE no Barradão e, com um golaço de Osvaldo, venceu por 1 a 0. A torcida comemorou, agora em campo, a taça e o retorno do clube à Série A.
Agora com 72 pontos, o Vitória garantiu seu primeiro título nacional e está na primeira divisão, junto com o Criciúma-SC, que venceu o Botafogo-SP por 3 a 0 e está na segunda posição, com 64 pontos. Outras duas vagas serão definidas na última rodada. Já o Sport, com a derrota e uma sequência de quatro jogos sem vencer, vê um acesso quase certo se transformar em uma hipótese remota.
Festa Baiana
Foi um sábado diferente e histórico para Salvador. Desde cedo, um desfile de carros com bandeiras do Vitória pela cidade indicava uma comemoração um tanto quanto atípica, tamanha a sua proporção. Aos poucos, uma legião de torcedores começava a se dirigir para o Barradão, local do jogo em que o Vitória comemoraria o inédito título de campeão brasileiro da Série B, feito alcançado na terça-feira (14), no complemento da 36ª rodada.
O time festejou o título sem entrar em campo naquela oportunidade. Por isso, a celebração ficou para este sábado, antes, durante a após o jogo contra o Sport. O resultado em si nem preocupava seus torcedores. Eles queriam cantar, pular, beijar o escudo do clube, abraçar quem estivesse ao lado.
Divulgação/CBF

Torcida do Vitória lotou o Barradão dentro e do lado de fora, com muita festa pelo título brasileiro
Não se esqueceram também de registrar cada momento da festa da arquibancada com muitas selfies. Na pose não podia faltar a referência ao Vitória – exibia-se com orgulho ou a camisa ou o boné ou a bandeira do clube. Às vezes, era tudo junto.
Uma euforia que lembrava grandes momentos de Copas do Mundo. O primeiro título nacional do Esporte Clube Vitória, em 124 anos de história, uniu gerações. Famílias inteiras, crianças, algumas de colo, idosos, cadeirantes, grupos de amigos – todos confraternizavam nos acessos ao estádio, ocupado por milhares de automóveis, e depois já dentro do Barradão.
Cânticos e coreografias, como a de um mosaico assim que o time pisou o gramado, e mais tarde um show de luzes com celulares acesos tão logo o sol se pôs, criavam efeitos especiais que agigantavam o espetáculo – original e exclusivo de torcedores rubro-negros apaixonados pelo Leão da Barra.