Campo Grande Quinta-feira, 23 de Maio de 2024



Esporte Quinta-feira, 06 de Novembro de 2008, 17:00 - A | A

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2008, 17h:00 - A | A

Treinos livres abrem a programação da Stock-Car

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Depois de um mês e meio parados, os pilotos que disputam a Copa Nextel Stock Car voltam a acelerar na décima etapa da temporada. No domingo, a partir das 11 horas, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, recebe a disputa, segunda válida pela Eurofarma Super Final que apontará o campeão de 2008. Mas a movimentação começa já nesta sexta-feira, com o início dos treinos livres na Capital Federal. Serão duas sessões para a Copa Nextel e duas para a Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, que realizará sua oitava e penúltima prova do ano, a partir das 9 horas. A Rede Globo transmitirá a décima etapa ao vivo, no domingo, às 11 horas, dentro do Esporte Espetacular. 

Ajustar o carro ao traçado externo do circuito de Brasília e entrar em ritmo de competição após tanto tempo. Esses dois itens serão considerados nos treinos livres desta sexta-feira, pensando já no treino classificatório de sábado, quando será definido o grid de largada para as provas de domingo. No sábado, o treino classificatório da Copa Vicar será às 9h30, com 60 minutos de duração e máximo de 16 voltas para cada piloto. Já a Copa Nextel terá a definição do grid, com a sessão classificatória dividida em três partes, começando às 11 horas.

Após receber a segunda prova do ano, em maio, Brasília prepara-se agora para uma das etapas da Eurofarma Super Final, que apontará o vencedor de 2008. Na primeira disputa na pista brasiliense, a etapa foi vencida por Ricardo Maurício, da Medley/WA. Mattheis (Peugeot), líder da competição e que também fez a pole. Ele segue firme na briga pelo título de 2008, com 245 pontos, a mesma pontuação de Marcos Gomes, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet), que ficou em segundo na etapa de maio. Marquinhos, aliás, tem boas recordações de Brasília, uma vez que foi campeão da Stock Light na cidade, em 2006, por antecipação. A terceira colocação é de Thiago Camilo, da Vogel Texaco (Chevrolet), que soma 232 pontos.

A classificação geral do Playoff é a seguinte: 1º) Ricardo Maurício (SP), 245 pontos; 2º) Marcos Gomes (SP), 245; 3º) Thiago Camilo (SP), 232; 4º) Giuliano Losacco (SP), 223; 5º) Átila Abreu (SP), 2178; 6º) Cacá Bueno (RJ), 214; 7º) Valdeno Brito (PB), 212; 8º) Popó Bueno (RJ), 212; 9º) Allam Khodair (SP) 208; 10º) Alceu Feldmann (PR), 207.

Copa Vicar

A briga pelo título da Copa Vicar chega ao seu momento decisivo em Brasília. Único a pontuar em todas as etapas, Fábio Carreira está próximo de retornar à Copa Nextel Stock Car, onde competiu em 2005 e 2006. Ele precisa de um nono lugar para fechar com chave de ouro a campanha deste ano. Diogo Pachenki, que venceu a segunda etapa, por sua vez, tem de vencer as duas provas e torcer para que seu adversário não marque mais do que seis pontos nas duas corridas. Levando-se em conta o descarte obrigatório dos dois piores resultados após as oito etapas, o paranaense está 33 pontos atrás do líder, restando ainda 50 pontos em jogo nas duas etapas finais.

A classificação do campeonato, após sete etapas, é a seguinte: 1) Fábio Carreira (SP), 115 pontos; 2) Diogo Pachenki (PR), 72; 3) Rafael Daniel (SP), 65; 4) Afonso Bastos (SC), 59; 5) André Nicastro (SP), 55; 6) Lico Kaesemodel (PR), 54; 7) Paulo Salustiano (SP) e Luiz Carreira Jr. (SP), 51; 9) Beto Giorgi (SP), 48; 10) Felipe Lapenna (SP), 41.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS