Anderson Ramos / Capital News
Presidente Francisco Cezário da FFMS conduziu o Arbitral para o Estadual de 2018
O Campeonato Estadual de 2018 terá o mesmo formato dos últimos anos e a esperada mudança fica mesmo para outra oportunidade. Federação e clubes se reuniram nesta terça-feira (14) para o Conselho Arbitral e apenas Urso, Operário e Corumbaense votaram por alterações. Assim, a Série A seguirá igual mais um ano e ficou aberta a possibilidade de em 2019 se discutir um regulamento diferente.
A reunião foi comandada pelo presidente da FFMS, Francisco Cezário, e pelo vice e coordenador de competições, Marcos Tavares. Com exceção do Naviraiense, os demais clubes garantidos na primeira divisão enviaram representantes, o que aumentou a especulação sobre a participação do campeão de 2009. Agora, o Jacaré tem cerca de 15 dias, até a redação final do regulamento e tabela, para confirmar ou não sua participação.
Sobre o campeonato, as fórmulas que estavam sendo analisadas desde o pré-Arbitral que aconteceu em outubro foram descartadas. As opções com três grupos ou todos contra todos em turno único na primeira fase foram deixadas de lado para que o campeonato continuasse com dois grupos regionalizados na primeira fase, onde os times se enfrentam em turno e returno dentro da chave e os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final. Depois confrontos eliminatórios em ida e volta até a final, ocupando assim 16 datas.
Três contra
A decisão, porém, não foi unanime. Urso de Mundo Novo, Operário e Corumbaense votaram por mudanças no Estadual já em 2018, independente do calendário, mas foram voto vencido, já que Comercial, Novo, União/ABC, todos de Campo Grande, Costa Rica, Águia Negra e Sete de Dourados votaram pela manutenção.
Na formação dos grupos, nenhuma novidade também. O Corumbaense, que teria solicitado mudança para o grupo da Capital, o que diminuiria a distância que viaja em cada partida como visitante, recuou e preferiu seguir na chave com equipes do Sul do Estado.
Assim, o Grupo A segue formado por Comercial, Novo, União e Operário e ainda Costa Rica. Por sorteio, a chave será completada pelo campeão da Série B. No B estão Águia Negra, Naviraiense, Sete, Urso, Corumbaense e o vice campeão da Segunda Divisão.
Mudanças adiadas
De acordo com Marcos Tavares, a manutenção do regulamento possibilita que para 2019 os clubes possam mudar o regulamento. “Esse ano temos a Copa do Mundo e o calendário está muito apertado por determinação da CBF. Isso foi o que mais pesou na decisão dos clubes, já que no ano que vem teremos mais tempo para organizar um campeonato diferente. Se os clubes tivessem optado pela mudança agora, teríamos que repetir o regulamento ano que vem e com mais datas”, explicou a reportagem da Capital News.
O argumento foi seguido por Tony Montalvão, gestor do Sete. “Eu sou crítico à esse formato e defendo uma competição em que todos se enfrentam, mas em apenas 85 dias isso seria impossível. Então, o mal menor é manter esse regulamento e buscarmos mudanças no próximo ano”, afirma.
O Presidente Estevão Petrallás saiu da reunião frustrado com o resultado final, pois gostaria de ver mudanças no formato já no próximo ano. “Queríamos mudanças neste formato, afinal o público quer ver o Operário jogando contra times diferentes, o futebol do Estado precisa evoluir, uma pena que alguns dirigentes não entenderam assim.
A sugestão do mandatário Operariano do quadrangular na semifinais onde todos jogaria contra todos e os dois melhores disputariam o título seria mais justo para definir o campeão, mas também não foi aprovado.” finalizou o presidente Alvinegro após o arbitral.
Vagas
A distribuição de vagas em competições nacionais e regionais vai mudar à partir de 2018. Por determinação da CBF, os melhores clubes de cada Estado devem ser indicados para competições que a entidade organiza. Isso provocou mudança na vaga para a Copa Verde, até então direcionada para o terceiro colocado. Agora, o campeão ocupará o lugar.
Em relação à Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, as duas vagas em cada competição seguem sendo do campeão e vice-campeão estadual, casos de Corumbaense e Novo em 2018.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

