Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Esporte Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 16:14 - A | A

Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 16h:14 - A | A

Série D Brasileiro

Série D do Brasileiro começa com diversos ex-campeões nacionais

Operário está na lista de clubes que já foram destaques em campeonatos brasileiros

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Operário FC

Operário Novo

Operário, do meia Juninho, tem na história título do Módulo Branco e semifinal do Brasileirão

Começa neste sábado (6) a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, com a participação de 64 clubes, entre os quais vários ex-campeões de outras divisões nacionais que buscam retomar os tempos de glória e voltar a figurar entre as principais equipes do futebol nacional, que jogam as séries A e B.

 

Único representante de Mato Grosso do Sul, o Operário FC entra nesta lista pelos feitos na década de 70, quando chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro em 1977, sendo desclassificado pelo São Paulo. Em 1987, o Galo conquistou o Módulo Branco da então Copa União, uma espécie de terceira divisão. No triangular final, o Alvinegro superou o Botafogo-PB e o Paysandu-PA.

 

Campeões nacionais

 

A Série D deste ano contará ainda com três ex-campeões da Série B: Tuna Luso-PA, Inter de Limeira-SP e Brasiliense-DF. A equipe da capital federal também venceu uma vez a Série C e foi campeã da Copa Verde em 2020.

Rafael Melo/Santa Cruz FC

Santa Cruz

Santa Cruz é um dos times mais tradicionais na Série D do Campeonato Brasileiro

A Tuna Luso é outro clube que ganhou o título da Terceira Divisão. Conquista alcançada ainda pelo XV de Piracicaba-SP e Santa Cruz-PE – todos agora na Quarta Divisão. O time pernambucano, por sinal, já fez bonito na elite nacional, ocupando duas vezes o quarto lugar na Série A, além de ter levado para casa o troféu da Copa do Nordeste em 2016.

 

O Brasil de Pelotas-RS também já se destacou numa edição do Brasileirão. Foi em 1985, quando chegou em terceiro lugar, atrás apenas de Coritiba-PR e Bangu-RJ.

 

Série D 2023

 

A competição será dividida inicialmente em oito grupos de oito times, cada qual enfrentando seus sete rivais em jogos de ida e volta. Classificam-se os quatro melhores de cada chave. A partir da segunda fase, os 32 clubes se enfrentam no sistema de mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C.

 

Na primeira fase, o Operário está no Grupo A7, junto com Ferroviária-SP, adversária da estreia neste sábado, Maringá-PR, Cascavel-PR, CRAC-GO, XV de Piracicaba, Patrocinense-MG e Inter de Limeira.

Rosiron Rodrigues/Goiás EC

Brasiliense Goiás

Brasiliense tem no currículo os títulos da Série C e da Copa Verde

Comente esta notícia

Jurandir 06/05/2023

Esperamos que o galo da bandeirante, honre sua torcida hoje né

positivo
0
negativo
0

1 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS