Fim da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, com a definição dos 16 clubes classificados para as oitavas de final. Com a eliminação do Costa Rica, que voltou a perder para o Cianorte-PR neste domingo (4), agora por 2 a 1, o Mato Grosso do Sul mais uma vez fica pelo caminho na luta por lugar na Série C em 2025. O time paranaense enfrenta o Anápolis-GO na próxima fase.
Entre os 16 embates, o Manaus-AM foi o único time que avançou fora de casa - diante do Maranhão-MA, no Castelão, em São Luís, nos pênaltis por 5 a 6, após o 0 a 0 no tempo normal, no sábado (3).
Já o Itabaiana-SE e Anápolis foram as duas equipes que conseguiram reverter o placar da ida. O clube sergipano eliminou o Atlético-CE graças ao 3 a 0 aplicado no Mendonção, em Itabaiana (SE), depois do 1 a 0. O Anápolis bateu o Itabuna-BA por 3 a 0, no Anibal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO), e avançou. Os baianos haviam vencido por 1 a 0, em Pituaçu.
Partidas de sábado
Dona da melhor campanha na fase de grupos, o Manauara-AM goleou o Tocantinópolis-TO por 5 a 2, no Ismael Benigno, em Manaus, e segue no torneio. Depois do 2 a 2 na ida, Gazin Porto Velho-RO e River-PI ficaram no 0 a 0, no Aluizão, em Porto Velho, onde a equipe mandante se classificou nos pênaltis por 5 a 4. No Luso-Brasileiro, no Rio, a Portuguesa-RJ eliminou o Mixto-MT por 2 a 0. O Iguatu-CE, por sua vez, se sobressaiu diante do Jacuipense, no Morenão, na cidade de Iguatu (CE), por 2 a 1.
O Nova Iguaçu-RJ, que ganhou do CRAC-GO por 1 a 0, empatou em 2 a 2, no Laranjão, em Nova Iguaçu (RJ), e passou para a próxima fase. Entre Inter de Limeira-SP e Avenida-RS, a partida terminou novamente sem vencedor - o confronto de ida terminou em 0 a 0 -, desta vez por 1 a 1. Nas penalidades, a equipe da casa, no Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP), levou a melhor e avançou por 8 a 7.
Duelos de domingo
Três confrontos foram decididos nos pênaltis e, em todas as situações, os adversários empataram em 1 a 1 no jogo de ida e não movimentaram o placar na volta. Na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), o Retrô-PE, contra o América-RN, fez a alegria do torcedor com o resultado de 7 a 6. O Altos-PI passou pelo Princesa do Solimões-AM por 5 a 4, no Lindolfo Monteiro, em Teresina, enquanto que o Manaus-AM superou o Maranhão-MA, por 5 a 4.
Além da vitória por 3 a 0 do Itabaiana, no Amigão, em Campina Grande (PB), o Treze-PB derrotou o ASA-AL por 3 a 0. O Real Noroeste Capixaba-ES foi guerreiro contra o Brasiliense-DF, na Boca do Jacaré, em Brasília, mas não conseguiu superar o 2 a 0 da equipe da capital brasileira. No Bento Freitas, em Pelotas (RS), o Brasil de Pelotas-RS venceu o Água Santa-SP por 3 a 0.
O Maringá-PR voltou a ganhar do Novo Hamburgo-RS. Na partida realizada no Willie Davids, em Maringá (PR), a equipe da casa venceu por 1 a 0 - o time paranense derrotou os gaúchos por 4 a 2 no primeiro encontro.
Confrontos das oitavas de final
Retrô-PE x Manauara-AM
Altos-PI x Treze-PB
Manaus-AM x Iguatu-CE
Itabaiana-SE x Gazin Porto Velho-RO
Brasil de Pelotas-RS x Brasiliense-DF
Portuguesa-RJ x Maringá-PR
Inter de Limeira-SP x Nova Iguaçu-RJ
Cianorte-PR x Anápolis-GO