Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia precisa pontuar na última rodada para garantir a vaga nas oitavas de final na Libertadores
A noite de quarta-feira (14) foi marcada por jogos decisivos e cheios de emoção para os clubes brasileiros na fase de grupos da Conmebol Libertadores 2025. Pela quinta rodada, o São Paulo carimbou a classificação antecipada às oitavas de final, o Botafogo conquistou uma vitória dramática nos acréscimos e o Bahia foi derrotado pelo Atlético Nacional, mas segue vivo na briga por uma vaga.
Com os grupos se afunilando, os clubes brasileiros vivem momentos distintos na competição: enquanto alguns já pensam no mata-mata, outros ainda lutam pela sobrevivência.
Bahia perde em Medellín, mas depende de si para classificar
No Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, o Bahia foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético Nacional, em jogo válido pelo Grupo F. O único gol da partida foi marcado por Viveros, no início da etapa final, após aproveitar rebote dentro da área.
Apesar da derrota, o Tricolor baiano mostrou reação na reta final e criou boas oportunidades para empatar. Willian José, após cruzamento de Pulga, chegou muito perto de marcar, e tanto ele quanto Juba exigiram boas defesas do goleiro adversário com finalizações de fora da área.
Mesmo com o revés, o Bahia segue na segunda colocação do grupo, e precisa pontuar na última rodada para garantir a vaga nas oitavas de final.
Vítor Silva/Botafogo-RJ

Botafogo chega à rodada final dependendo apenas de si para avançar às oitavas da Libertadores
Botafogo sofre virada parcial, mas vence Estudiantes com golaço salvador
No Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o Estudiantes por 3 a 2, em uma das partidas mais emocionantes da rodada. O jogo parecia sob controle do time carioca, que abriu 2 a 0 com gols de Rwan Cruz, após jogada individual, e Igor Jesus, de cabeça, após escanteio cobrado por Alex Telles.
Contudo, um pênalti polêmico marcado para os argentinos mudou o panorama. Palacios converteu, e depois voltou a marcar para empatar a partida. O clima de tensão tomou conta do estádio, mas já nos acréscimos, Artur acertou um chute indefensável de fora da área e garantiu a vitória heroica, muito comemorada pela torcida.
Com 9 pontos no Grupo A, o Botafogo chega à rodada final dependendo apenas de si para avançar às oitavas. Na última rodada, enfrenta a Universidad de Chile, também no Nilton Santos, em confronto direto.
São Paulo empata e garante vaga nas oitavas de final
No Morumbis, o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, e confirmou a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. Mesmo com um jogador a menos desde a expulsão de Alisson ainda no primeiro tempo, o Tricolor mostrou força para reagir.
O Libertad abriu o placar em cobrança de falta desviada por Aguilar, mas o São Paulo buscou o empate na base da superação. Aos 39 minutos da etapa final, o jovem Lucca, de 17 anos, marcou o gol que garantiu o time nas oitavas e foi bastante celebrado.
Com o resultado, o São Paulo chegou a 11 pontos, lidera o Grupo D e não pode mais ser ultrapassado por Alianza Lima ou Libertad. Na última rodada, encara o Talleres, em busca da confirmação da liderança, que dá vantagem de decidir em casa no mata-mata.
Próximos jogos dos brasileiros — Quinta-feira (15)
A quinta-feira também será decisiva para outros três clubes brasileiros, que entram em campo pela quinta rodada da fase de grupos:
Palmeiras x Bolívar, no Allianz Parque – O Verdão pode se classificar com uma vitória e assume a liderança do Grupo B.
Nacional-URU x Internacional, no Gran Parque Central – O Colorado precisa pontuar fora de casa para seguir na disputa no Grupo E.
Flamengo x LDU, no Maracanã – O Rubro-Negro joga pressionado: precisa vencer para alcançar a liderança do Grupo G e se aproximar da vaga nas oitavas.