O Campeonato Brasileiro da Série D de 2026 já conhece seus dois finalistas. Santa Cruz-PE e Barra-SC vão disputar o título em decisão de ida e volta. Ambos garantiram a vaga neste sábado (20), eliminando Maranhão-MA e Inter de Limeira-SP, respectivamente. Além da vaga na final da Série D, os dois times garantiram 250 mil reais em premiação da CBF.
Além da classificação, os quatro semifinalistas (Santa Cruz, Barra, Maranhão e Inter de Limeira) já haviam assegurado o acesso à Série C de 2026.
Santa Cruz volta a uma final Nacional
Na Arena Pernambuco, o Santa Cruz contou com a força da sua torcida, que levou 40.892 torcedores ao estádio com uma renda milionária de: R$ 1.464.705,00. MMas fez um jogo não foi fácil diante do Maranhão, o empate sem gols bastou para confirmar a vaga, já que os pernambucanos haviam vencido o confronto de ida, em São Luís, por 1 a 0.
Foi a primeira vez em 12 anos que o clube chega a uma final de campeonato nacional — a última havia sido em 2013, quando conquistou a Série C. O técnico Marcelo Cabo reconheceu as dificuldades da equipe na partida, mas valorizou a classificação:
“Não foi um jogo plástico, mas em mata-mata o mais importante é sair classificado. Tecnicamente ficamos devendo, mas chegamos à final”, destacou.
O goleiro Rokenedy também foi decisivo ao evitar o gol do Maranhão em chute de Clessione, que poderia ter mudado a história da partida.
José Augusto/Inter de Limeira

Barra-SC mantém campanha impecável ao vencer a Inter duas vezes pela Série D em 2025
Barra faz história e elimina a Inter de Limeira
Do outro lado, o Barra-SC, estreante em competições nacionais, segue surpreendendo. Depois de vencer a Inter de Limeira por 2 a 0 em Santa Catarina, a equipe catarinense voltou a derrotar o rival, desta vez no interior paulista, por 3 a 2. Com o resultado, fechou a semifinal com um expressivo agregado de 5 a 2.
O time de Santa Catarina terá a vantagem de decidir a final em casa, já que fez a melhor campanha geral da competição.
Decisão em ida e volta na Série D
A CBF ainda vai divulgar as datas das finais da Série D. O primeiro duelo será disputado no Recife, com mando do Santa Cruz. A volta está marcada para Santa Catarina, onde o Barra tentará coroar sua campanha histórica com o título.