Rafael Ribeiro/CBF

Richard foi o herói da conquista do Ceará com duas defesas nas cobranças de pênaltis
A Copa do Nordeste terminou nos pênaltis e com um campeão pela terceira vez. O Ceará-CE levantou a taça nesta quarta-feira (3), no Recife, ao vencer o Sport-PE, nos pênaltis, por 4 a 2. No tempo normal, o time pernambucano devolveu o resultado da ida e venceu por 1 a 0. No desempate, brilhou o goleiro Richard, com duas defesas.
Esta é a terceira oportunidade na qual a equipe cearense fica com o título da competição regional, após vencer em 2015 e em 2020.
Gol
Apoiado por uma Ilha do Retiro lotada, o Sport precisava reverter a vantagem do Ceará, que venceu na ida por 2 a 1, e igualou a situação ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos a bola foi lançada na área e Danilo Barcelos cortou parcialmente, permitindo que Luciano Juba chegasse com liberdade para chutar e superar o goleiro Richard. Com este gol o meio-campista do Sport se tornou um dos artilheiros da competição com seis gols, ao lado do argentino Lucero, do Fortaleza-CE.
Com a intenção de decidir a final nos 90 minutos, o Leão partiu em busca do segundo gol, mas esbarrou no sistema defensivo do Ceará que foi competente para segurar o resultado até o apito final e levar a decisão para o desempate.
Na disputa de pênaltis, o goleiro Richard foi decisivo ao defender as cobranças de Luciano Juba e de Gabriel Santos para garantir a vitória final do Ceará de 4 a 2.