Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025


Executivo Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 10:43 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 10h:43 - A | A

MS Multiplica

Mato Grosso do Sul marca história ao adotar a Agenda Ambiental

Estado promove seminário e reforça compromisso com práticas sustentáveis na administração pública

Viviane Freitas
Capital News

O seminário MS Multiplica, realizado em Campo Grande, foi o palco para um marco importante na política ambiental de Mato Grosso do Sul. O evento, que reuniu gestores e especialistas em sustentabilidade, serviu para consolidar o compromisso do Estado com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e para lançar o Selo Azul A3P, uma iniciativa estadual destinada a premiar boas práticas ambientais nos órgãos públicos.

Durante o evento, o Governo de Mato Grosso do Sul também inovou ao criar o Selo Azul A3P Estadual, que terá o papel de avaliar e reconhecer o desempenho ambiental de secretarias e autarquias. O objetivo da medida é engajar as áreas da administração pública na implementação de práticas sustentáveis, gerando resultados em eficiência e economia de recursos. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o Estado será referência em gestão pública sustentável no Brasil.

A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha do projeto, falou sobre a importância de transformar a sustentabilidade em um hábito diário. “Cada passo conta, o que importa é começar, pois o esforço diário é a chave para uma sociedade mais consciente e justa”, afirmou. Já o secretário de Administração Frederico Felini frisou que o Selo Azul A3P será uma ferramenta de engajamento, visando a melhoria das práticas e resultados na gestão pública.

A adesão à A3P coloca Mato Grosso do Sul em um grupo seleto de estados comprometidos com políticas públicas sustentáveis. O programa federal, um dos mais importantes no Brasil para gestão ambiental no setor público, abrange cinco eixos estratégicos: uso racional dos recursos naturais, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, capacitação de servidores e compras públicas sustentáveis.

O seminário ainda contou com a assinatura de termos de cooperação com os Correios e a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), além da apresentação de 10 casos de sucesso em sustentabilidade, promovendo a troca de experiências entre os órgãos estaduais. O evento representa o início de um ciclo de engajamento, que envolve a administração pública e a sociedade civil, consolidando a sustentabilidade como um valor transversal na gestão pública de MS.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS