A 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 seguiu nesta sexta-feira (1º) com dois resultados impactantes para o pelotão de cima da tabela. No Mangueirão, o Remo perdeu a invencibilidade para a Ferroviária-SP diante de sua torcida, enquanto o Criciúma foi derrotado pelo Operário-PR no fim da partida em Ponta Grossa.
Ferroviária quebra jejum e encerra invencibilidade do Remo no Mangueirão
Diante de mais de 25 mil azulinos em Belém, a Ferroviária surpreendeu o Clube do Remo e venceu por 2 a 0, encerrando uma sequência de seis jogos sem vitórias. Os gols da equipe paulista foram marcados por Ronaldo e Juninho. O time paraense, que vinha embalado por seis partidas de invencibilidade, sofreu sua segunda derrota em casa na competição e viu sua posição no G-4 ameaçada.
O técnico Antônio Oliveira lamentou a falta de descanso após o jogo anterior contra o Goiás e criticou a CBF pela manutenção da partida na sexta-feira, atendendo à grade da TV. "Fomos penalizados pela logística e o calendário, e isso ficou evidente em campo", disse o treinador após a partida.
Além da derrota, o Leão do Pará ainda perdeu Pedro Rocha, expulso no segundo tempo. Com o resultado, a Ferroviária chegou aos 23 pontos e subiu para o 14º lugar, respirando fora da zona de rebaixamento. Já o Remo permanece com 30 pontos e pode cair para fora do G-4 até o fim da rodada. O próximo compromisso do Leão será fora de casa, diante do América-MG, no sábado (9), às 15h (MS).
André Oito Operário PR

Operário vence no apagar das luzes em Ponta Grossa o Criciúma e se afasta do Z-4
Operário vence o Criciúma no fim e se afasta da zona da degola
No estádio Germano Krüger, o Operário-PR arrancou uma vitória suada sobre o Criciúma, com gol de Matheus Souza aos 44 minutos do segundo tempo. O atacante arriscou de fora da área e contou com um desvio na zaga para decretar o 1 a 0.
O Fantasma agora soma cinco jogos de invencibilidade e sobe para a 10ª posição, com 26 pontos. Já o Criciúma, que vinha de quatro vitórias consecutivas, perdeu a chance de entrar no G-4 e caiu para o sexto lugar, com 29 pontos.
Na próxima rodada, o Operário visita o vice-líder Goiás, no dia 9, às 17h30 (MS), em Goiânia. O Criciúma tentará se recuperar diante do Athletico-PR, no dia 11, em casa.
Rodada segue no fim de semana com brigas acirradas por G-4 e contra o Z-4
A 20ª rodada prossegue neste sábado (2) e domingo (3), com duelos que prometem mexer tanto na parte de cima quanto na zona de rebaixamento da tabela. Confira os próximos jogos:
Sábado (02/08)
Botafogo-SP x América-MG – Estádio Santa Cruz, 17h30 (MS)
Amazonas x Goiás – Arena da Amazônia, 19h30 (MS)
Domingo (03/08)
Grêmio Novorizontino x Avaí – Estádio Jorge de Biasi, 16h (MS)
Chapecoense x CRB – Arena Condá, 15h (MS)
Athletico-PR x Paysandu – Ligga Arena, 17h30 (MS)
Segunda-feira (04/08)
Athletic-MG x Atlético-GO – Arena Sicredi, 19h30 (MS)
Cuiabá x Volta Redonda – Arena Pantanal, 20h30 (MS)
A luta pelo acesso está cada vez mais acirrada, e o returno promete uma reta final eletrizante até a definição dos quatro que conquistarão a elite do futebol brasileiro em 2026.