Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 11 de Novembro de 2025


Esporte Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 16:49 - A | A

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 16h:49 - A | A

Copa Verde

Regulamento da Copa Verde aponta que somente o Campeão jogará a competição

CBF determina que campeões estaduais participem da competição, decisão do Arbitral do estadual perde força

Rogério Vidmantas
Capital News

Anderson Ramos / Arquivo Capital News

Futebol de 2016 terá como novidades Galo e Itaporã, mas com a mesma fórmula de disputa

A reunião do Conselho Arbitral que definiu o regulamento do próximo Campeonato Estadual no final de novembro colocou também em pauta a vaga sul-mato-grossense na Copa Verde, que até então não havia uma regra determinada para a escolha e, por isso, o campeão estadual era indicado por falta de uma competição seletiva para esse fim.

Foi assim em 2014 e 2015 com o Cene e agora em 2016 com o Comercial. Para evitar que isso acontecesse nos próximos anos, os clubes definiram que o terceiro colocado ficará com a vaga, já que os finalistas disputam a Copa do Brasil.

A decisão, porém, poderá ser inócua. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no regulamento da Copa Verde 2016, determina como o primeiro critério para participar da competição "ter obtido a primeira colocação no campeonato estadual de 2015 nas 12 federações estaduais participantes da competição". No caso do MS, o Comercial foi indicado como o dono da vaga.

Anderson Ramos/ Arquivo Capital News

Federação confirma saída do Coxim e a possível desistência da Portuguesa; E diz que acredita na volta do Morenão

Vice-Presidente Marco Tavares da Federação de Futebol

De acordo com Marcos Tavares, vice-presidente e diretor de competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). há um consenso entre as federações que o critério volte a ser técnico de acordo com cada unidade. "Em 2016 não há o que se fazer, tanto que o Comercial é o representante do MS e o mesmo aconteceu em outros Estados. Mas para os próximos anos essa regra será suprimida e o que foi decidido no Arbitral deve ser cumprido", explica.

Por outro lado, um dos clubes que pensam diferente em relação à indicação do terceiro colocado para a Copa Verde é o Operário. Na visão do presidente Estevão Petrallás, um torneio seletivo seria o mais indicado. "A Copa Verde é a uma competição importante para os clubes e essa vaga deveria ser disputada em campo, jogando. Há o argumento de que os clubes não teriam condições financeiras de disputar uma outra competição e isso pesou na decisão dos clubes no Arbitral", lamentou Petrallás, e finaliza "Se não tem Seletiva então que o Campeão seja o representante.

Anderson Ramos / Capital News

Estevão Petrallás Operário Arbitral 2016

Presidente do Operário Petrallás defende uma Seletiva ou que o Campeão jogue a Copa Verde


Copa Verde 2016
A Copa Verde começa com uma fase preliminar com Fast-AM x Águia de Marabá e Brasília-DF x Vila Nova-GO. O vencedor do primeiro confronto enfrenta o Paysandu e o do segundo joga contra Luverdense.

 

A primeira fase ainda tem Genus-RO x Rio Branco-AC, Nautico-RR x Remo-PA, Santos-AP x Nacional-AM, Interporto-TO x Gama-DF, Rio Branco-ES x Aparecidense-GO e Comercial x Cuiabá-MT.

Se passar pelo Cuiabá, o Colorado enfrenta na segunda fase o classificado de Rio Branco e Aparecidense, clubes que estavam no Grupo do Comercial na Série D do Campeonato Brasileiro.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS