Mais um estado da federação brasileira, não terá representante na elite do futebol Nacional. O Criciúma é o terceiro time matematicamente rebaixado após os resultados da 37ª rodada do Brasileirão, especialmente nesta quinta-feira (5). O Tigre tem 38 pontos e, com uma jogo a disputar, só chegaria a 41 pontos, enquanto o Athletico-PR, primeiro time fora da zona de rebaixamento, já tem 42 pontos.
O time de Santa Catarina, se junta aos dois clubes do Centro-oeste, Atlético GO e o Cuiabá de Mato Grosso, confirmados no Campeonato Brasileiro da Série B em 2025. Esse rebaixamento do Trigre foi confirmado após as vitórias de Red Bull Bragantino e Fluminense sobre Athletico-PR e Cuiabá, respectivamente, no fechamento da rodada desta quinta. Com essas quedas, e com o acesso dos dois clubes do Nordeste, Sport e Ceará e os de São Paulo, Santos e Mirassol, a elite do futebol Nacional não terá representantes de Santa Catarina e nenhum do Centro-oeste.
Rebaixamento para Série B
Agora a rodada final do brasileirão terá quatro times tentam evitar o rebaixamento para Série B de 2025. Essa última vaga no Z4 que ninguém quer, será disputada pelo Red Bull Bragantino, Athletico-PR, Fluminense e Atlético-MG.
O Red Bull Bragantino, apesar de estar no Z4, só depende de si para se salvar. O Massa Bruta joga em casa contra o rebaixado Criciúma, no domingo, às 15h (MS). Dois jogos serão decisivos, o confronto direto entre Atlético-MG e Athletico-PR que jogam na Arena MRV, ambos com risco de rebaixamento, enquanto o Fluminense tem a missão mais difícil, pois vai ao Allianz Parque enfrentar o Palmeiras, que ainda luta pelo título do Brasileirão. Todos os jogos serão no mesmo horário, às 15h (MS) no domingo(8).