Fazendo uma breve reflexão sobre o atual futebol sul-mato-grossense, o torcedor do Estado sabe que os times da casa não amedrontam os grandes clubes do eixo Rio-São Paulo, por exemplo. Esse pode ser um dos motivos pelos quais a Portuguesa desembarcasse em Mato Grosso do Sul só com os reservas do elenco, nem mesmo o técnico Péricles Chamusca veio para Naviraí enfrentar o Naviraiense pela primeira fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira (3).
O retrospecto do time, fundado em 2005, em competições nacionais não é dos melhores. O Naviraiense tem duas participações fora do Estado, a primeira delas foi em 2009 quando o time venceu o Campeonato Estadual e se qualificou para enfrentar a Série D do Brasileirão.
No Grupo A9 da competição, o time do Estado jogou seis rodadas e só venceu a primeira contra o Londrina por 1 a 0.
Mas o jogo da vida do time aconteceu mesmo em 2010, mais precisamente no dia 10 de março de 2010. O Naviraiense estava estreando na Copa do Brasil e o destino quis que o Santos, aquele de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Robinho, fosse o adversário.
O primeiro jogo no estádio Morenão teve um placar simples. O time da Vila Belmiro venceu o Jacaré do Conesul por 1 a 0 e não eliminou o jogo de volta, azar para o Naviraiense.
Foi na Vila Belmiro, no litoral paulista, que o Naviraiense protagonizou as capas de jornais e sites de esporte do país. O time de Mato Grosso do Sul levou uma goleada de dois dígitos. O placar terminou em 10 a 0 com direito a dois gols de Neymar e três de André.
O passado ficou para trás, três anos depois, o Naviraiense está a poucas horas de estrear na Copa do Brasil 2013. O time recebe a Portuguesa, que desembarcou em Dourados na tarde de ontem (2) e promete cumprir a obrigação: não perder por mais de três gols de diferença em casa.
O técnico Paulo Rezende disse em entrevista ao Capital News nesta terça-feira (2) que o time está totalmente focado para a partida e que os jogadores sabem da dificuldade, mas que vão dar o máximo pelo resultado.
Estamos totalmente focados e aguardando com muita ansiedade esse jogo. Nossa preocupação é descansar os atletas e focá-los para a partida”, disse Rezende.
Reservas
Em contrapartida, a diretoria da Portuguesa só enviou reservas para enfrentar o Naviraiense. Mas a justificativa passa longe de um possível descaso com o time de Naviraí, ao site Globoesporte.com, o clube informou que a decisão foi tomada em razão dos compromissos no Campeonato Paulista A2.
A primeira decisão da série B do Paulistão será contra o Catanduvense às 10 horas do sábado (6).
“O grupo chegará do Mato Grosso do Sul às 10h de quinta-feira, faltando 48 horas para o jogo no interior. É inconcebível. Já reclamei em outras oportunidades, mas não convém ficar brigando com a Federação”, disse o técnico Péricles Chamusca, que ficou em São Paulo.
A portuguesa será comandada pelo auxiliar técnico Pimenta Coronel Pimenta. A partida está marcada para às 20h30 (horário de MS) no estádio Virotão, o jogo será transmitido para o Estado pela afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul.