Domingo, 05 de Maio de 2024


Esporte Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 18:40 - A | A

Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 18h:40 - A | A

Palmeiras tenta manter sonho do bicampeonato

Da Redação (ME) - (www.capitalnews.com.br)

Um visitante nada cordial é o que o Palmeiras espera ser novamente nesta edição da Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, às 19h20m, o time brasileiro tenta manter uma rotina recente no torneio continental. Depois de bater Colo Colo e Sport longe do Palestra Itália, a equipe de Vanderlei Luxemburgo busca outra classificação na competição, desta vez no estádio Centenário, onde enfrenta o Nacional, valendo uma vaga na semifinal do campeonato. A partida, encarada como a mais importante do semestre, pode ser definida como outra afirmação do time na disputa ou o fim do sonho do bicampeonato – os alviverdes já conquistaram a América em 1999.

Depois de empatar a partida realizada no seu estádio por 1 a 1, o Palmeiras precisa vencer ou conseguir nova igualdade, mas por dois gols ou mais, para seguir na competição –nesta etapa do torneio, o gol fora de casa tem um peso maior. Novo 1 a 1 leva a definição para as penalidades, enquanto que o 0 a 0 deixa o Nacional com a vaga.

Luxa diz que a vaga está em aberto

Por isso, a equipe se apóia nos exemplos dos jogos contra Colo Colo e Sport para se motivar e confiar que uma nova classificação pode acontecer. Diante dos chilenos, o time brasileiro precisava vencer a disputa em Santiago para avançar à fase de mata-mata da competição. O gol salvador de Cleiton Xavier nos minutos finais da partida colocou a equipe nas oitavas de final.

Na disputa seguinte, contra os pernambucanos, a equipe venceu o jogo em casa por 1 a 0, mas foi derrotada no tempo normal pelo mesmo placar na Ilha do Retiro. Na definição por pênaltis, Marcos voltou a brilhar, agarrando três cobranças e finalizando a batalha em 3 a 1 para os paulistas.

- É uma decisão e tudo pode acontecer. É preciso jogar 90 minutos com inteligência. O empate não nos tirou da competição. Vamos trabalhar bem essa partida, e o pessoal está bem preparado. Agora, veremos o que acontece, pois ainda está tudo em aberto – disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Na partida em Montevidéu, o treinador palmeirense deve abrir mão do esquema com três zagueiros, sacando Marcão e optando por Souza no meio-campo, ao lado de Pierre. Na frente, Willians, recém-recuperado de uma pubalgia, forma o ataque com Keirrison.

Nacional com problemas

O técnico Gerardo Pelusso ganhou uma baixa de última hora para enfrentar o Palmeiras. Sem poder contar com Alvaro Fernández, fortemente gripado, o treinador do time uruguaio terá de montar a sua equipe com três defensores, usando Federico Dominguez na lateral esquerda. Em compensação, o Nacional terá o atacante Biscayzacú, que estava gripado, e forma o ataque com Medina.

Embora tenham a vantagem de poderem jogar por um 0 a 0 para seguirem no torneio, os jogadores do Nacional rechaçam uma postura defensiva em casa. Segundo Medina, o estádio Centenário deve estar cheio (38 mil ingressos foram vendidos até esta terça) e os torcedores vão empurrar a equipe para cima dos brasileiros. E cita a partida do Alviverde contra o Colo Colo como exemplo do que os uruguaios não devem fazer.

- Estamos bem e confiantes. Não pensamos que o 0 a 0 pode nos garantir. Nos concentramos na necessidade de fazer gols porque vamos jogar em casa e a torcida vai querer ver isso. O Palmeiras venceu o Colo Colo com um golaço do 10 (Cleiton Xavier). Com um gol como aquele nada se pode fazer. Por isso temos de pensar em marcar – salientou.(Com informações do Globoesporte.com)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS