Divulgação Operário FC
Galo inicia processo de SAF e reforça planejamento para competições nacionais com nova gestão a partir de 2026
O Operário Futebol Clube vive um dos momentos mais importantes de seus 87 anos. Após a aprovação do memorando que autoriza a migração para Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o clube caminha para oficializar o novo Estatuto em Assembleia Geral marcada para 1º de dezembro, quando os conselheiros devem ratificar o documento que dará início à nova fase administrativa do Galo.
A transformação sinaliza uma ruptura com o modelo associativo e a abertura para gestão empresarial, prevista na Lei 14.193/2021, que permite captação de investimentos, governança profissional e segurança jurídica aos acionistas. O presidente Nelson Antônio já confirmou publicamente que a temporada 2026 será inteiramente conduzida pela futura administração da SAF.
Temporada estratégica em 2026
O ano marcará um dos calendários mais intensos da última década para o clube, bicampeão estadual em 2024 e 2025. O Operário FC disputará:
Série D do Campeonato Brasileiro
Copa do Brasil
Copa Verde
Campeonato Sul-Mato-Grossense
Copa MS (opcional)
A nova gestão acredita que a SAF permitirá estrutura, competitividade nacional e condições para buscar o tricampeonato estadual. A temporada 2026 do futebol sul-mato-grossense já tem sua data inicial definida. A abertura oficial está marcada para 18 de janeiro, com o duelo entre o Operário FC, atual bicampeão estadual, que vai enfrentar o FC Pantanal. A partida, originalmente prevista para a 7ª rodada, foi antecipada a pedido dos dois clubes por conta da preparação para a Copa do Brasil.
Arquivo Pessoal
Nova gestão do Opérario FC já negocia com o técnico Paulo Massaro que é um profissional com Licença A da CBF Academy
Paulo Massaro surge como nome forte para comandar o Operário FC
Enquanto avança na formalização da SAF, o clube também trabalha nos bastidores na definição da comissão técnica para 2026. O nome mais cotado é o do técnico Paulo Massaro, 43 anos, profissional com Licença A da CBF Academy e mais de 100 jogos dirigindo equipes no futebol brasileiro.
Segundo apuração da reportagem com Eduardo Maluf, um dos representantes da IM Global Sports — empresa que conduzirá a operação da SAF alvinegra —, Massaro é um dos treinadores avaliados.
“Estamos analisando alguns nomes, mas as tratativas com o treinador Paulo Massaro também estão acontecendo”, confirmou Maluf ao Capital News.
O treinador inclusive já publicou em suas redes sociais registros de sua chegada a Campo Grande, reforçando as especulações.
O perfil de Paulo Massaro
Massaro construiu carreira sólida em clubes tradicionais e competitivos das divisões nacionais. No Santa Cruz, comandou categorias de base antes de assumir o profissional.
Passou ainda por Metropolitano, Carlos Renaux, Joinville, Rio Branco-PR, Confiança e CRAC — clube onde viveu três passagens e encerrou a temporada de 2023 com 27 jogos, 11 vitórias, seis empates e dez derrotas.
Seu principal título é a Copa Pernambuco de 2019, conquistada pelo Santa Cruz-PE. No cenário nacional, é reconhecido por montar equipes competitivas com poucos recursos e bom aproveitamento em projetos de acesso.
Massaro é visto como um técnico de perfil disciplinador, estudioso e com dedicação à formação de grupos coesos — características que agradam à futura administração operariana.
Próximos passos
A direção do Operário FC não se posicionará oficialmente enquanto não ocorrer a Assembleia Geral do Estatuto da SAF, no dia 01 de dezembro, conforme edital publicado em 21 de novembro. Depois da aprovação, a nova gestão será oficialmente estruturada e deverá anunciar treinador, comissão técnica e primeiros reforços, informou o Mandatário Nelson Antonio.
O clube mais tradicional e popular de Mato Grosso do Sul inicia, assim, uma virada histórica: da reconstrução administrativa ao sonho de recolocar o Operário FC em evidência nacional novamente.
Arquivo/Eduardo Vinícius/@eduardofotoms
Operário Futebol Clube levantou seu 14º título Estadual em 2025
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.



