Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Esporte Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 17:43 - A | A

Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 17h:43 - A | A

Luta olímpica

Mato Grosso do Sul se destaca em Campeonato Pan-Americano

Brasil terminou a competição na terceira colocação geral

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Fundesporte

Mato Grosso do Sul se destaca em Campeonato Pan-Americano

Atleta Paulo André Gonçalves da Silva

Seleção brasileira de wrestling, modalidade popularmente conhecida como luta olímpica, recebeu apoio de Mato Grosso do Sul para conquistar a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior 2021. A competição disputada em Oaxtepec, no México, garantiu a dois atletas sul-mato-grossenses, vagas para a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, previstos para acontecer entre os dias 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano, em Cali, na Colômbia.

 

O atleta Paulo André Gonçalves da Silva, garantiu a medalha de prata na classe cadete, na categoria destinada a jovens entre 15 a 17 anos, com até 65 quilogramas (kg), estilo livre masculino. Aos 17 anos Paulo superou o chileno Franco Palma na estreia por finalização touché (encostamento), na segunda rodada o atleta foi batido pelo estadunidense Pierson Manville por superioridade técnica (10 a 0). No confronto seguinte, recuperou-se, vencendo por 10 a 0 o peruano Marco Cubas.

 

Conforme a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), a conquista da medalha de prata veio após a luta contra o atleta mexicano Roberto Armenta, Paulo André conquistou o segundo lugar após fechar o placar em 9 a 8 .

 

Na classe júnior (18 a 20 anos) até 53 kg, Assíria Daniela Maurício da Silva, de 20 anos, competiu contra a chilena Javiera Bermudez no estilo livre feminino. Após uma estreia marcada por reviravoltas, a brasileira superou a corrente e venceu por touché. Contudo, 

Assíria perdeu na semifinal, quando disputou com a estadunidense Jaslynn Gallegos, ficando com a quinta colocação, que assegurou a atleta uma vaga nos Jogos Pan-Americanos Júnior.

 

O campo-grandense Pedro Samuel Gonçalves da Silva, de 19 anos, também garantiu uma vaga na competição de novembro na Colômbia, pela categoria livre masculino junior, até 74 kg. O atleta estreou com vitória por superioridade técnica (11 a 0) sobre o argentino Augusto Neiva. Pedro também venceu por 5 a 1 contra o dominicano Juan Martinez, nas quartas de finais. Apesar do bom desempenho no início, o atleta sofreu um contragolpe e foi encostado e após a derrota do competidor da República Dominicana, o brasileiro não conseguiu entrar na repescagem terminando em sétimo lugar.

 

De acordo com a Fundesporte, os três atletas de MS são irmãos e treinam na RA Academia Fitness e Combat, na Capital. Durante a competição no México, os atletas foram acompanhados pelo técnico Agnaldo Pereira dos Santos, um dos treinadores convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para comandar o selecionado verde e amarelo na competição continental organizada pela federação internacional da modalidade (United World Wrestling - UWW).

 

Ao todo, 32 atletas representaram o Brasil, entre cadetes e juniores, delegação recorde em torneios internacionais. A competição rendeu a terceira colocação geral ao país, com 13 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e sete de bronze) e 10 classificações aos inéditos Jogos Pan-Americanos da Juventude Cali 2021.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS