O Campeonato Sul-Mato-Grossense Loterias Caixa chega na reta final com o confronto pelo título entre Operário FC e Corumbaense. A taça começa a ser decidida neste domingo, 15h, no Estádio Arthur Marinho, e termina no dia 8, no Estádio Morenão. Melhor campanha entre os finalistas, o Galo da Capital fica com o título em caso de igualdade após os dois jogos – dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
A situação é a mesma da semifinal do ano passado, quando o Corumbaense levou a melhor com derrota em casa por 1 a 0 e vitória em Campo Grande por 3 a 1.
A classificação para a decisão valeu muito mais do que apenas disputar a taça para o Operário. Depois de amargar um período na Série B Estadual, o clube retornou em 2016 e terminou na terceira posição, o que se repetiu no ano passado. Agora, depois de 21 anos da última conquista, chega à decisão.
Além do tabu quebrado, o Galo retorna à competições nacionais 11 anos após a última participação no Brasileiro da série C . Em 2019 vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e, principalmente, a Copa do Brasil que não participa desde 2005 quando enfrentou o Botafogo-RJ, o que garante ao clube uma cota de pouco mais de R$ 500 mil descontado os impostos para disputa da primeira fase. As duas competições são apostas da diretoria para reafirmar a marca do Operário no cenário nacional.
No caso do Corumbaense, a classificação é a reafirmação do bom momento do clube, coincidentemente, também após idas e vindas da segunda divisão. Voltou para a Série a em 2015 e as boas campanhas culminaram com o título do ano passado e, por isso, disputa em 2018 as competições que o adversário só vai conhecer ano que vem.
Na Copa do Brasil fez o esperado, eliminando o ASA-AL na primeira fase com vitória por 1 a 0 em casa, o que garantiu, além da cota da primeira fase, outra parcela de R$ 600 mil. Na segunda fase, caiu com derrota para o Vitória-BA por 3 a 0.
Após a decisão do Estadual, o Corumbaense disputa pela primeira vez a Série D do Brasileiro. O Carijó está no Grupo A10 e enfrenta na primeira fase o Dom Bosco-MT, Brasiliense-DF e o Iporá-GO. A estreia acontece no dia 22 de abril contra este último, fora de casa.
Marcelo Rosa 31/03/2018
Isso aí galo, de volta ai brilho. Operário série A em 2024.
1 comentários