Divulgação Vélez Sarsfield

Time de Renato Paiva soma mais um jogo sem vitória e deixa classificação em aberto na Libertadores
O Fortaleza iniciou com frustração sua participação nas oitavas de final da Copa CONMEBOL Libertadores 2025. Na noite desta terça-feira (12), no Castelão, o Leão não conseguiu superar o Vélez Sarsfield e ficou no empate sem gols. O resultado, somado a mais uma atuação irregular, mantém a equipe em crise e aumenta a pressão sobre o técnico Renato Paiva.
O jogo também marcou um dado negativo: o pior público do clube como mandante na história da Libertadores, com 27.955 presentes. A situação ficou ainda mais complicada com a expulsão de Matheus Rossetto no fim da partida, deixando o time em inferioridade numérica nos minutos decisivos.
Com o empate, qualquer vitória simples na próxima terça-feira (19), no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, garante a classificação de um dos lados. Novo empate leva a disputa para os pênaltis.
O jogo
A primeira etapa foi de poucas emoções. O Fortaleza, apesar do apoio da torcida, pouco produziu ofensivamente. A melhor oportunidade veio aos 15 minutos, em chute de Marinho para fora. O Vélez respondeu com mais perigo: Carrizo obrigou Helton Leite a boa defesa, e Mammana, nos acréscimos, cabeceou com perigo.
No segundo tempo, o Leão voltou mais agressivo. Kervin Andrade, que entrou no lugar de Prior, quase marcou em chute desviado, e Breno Lopes também levou perigo. Mas o ímpeto ofensivo foi freado aos 42 minutos, quando Rossetto recebeu cartão vermelho por falta dura em Machuca, ex-jogador tricolor. O Vélez tentou aproveitar a vantagem numérica, mas Helton Leite manteve o zero no placar.
Paiva estreia na Libertadores
Esta foi a primeira partida de Renato Paiva no comando do Fortaleza pela Libertadores. O treinador chegou em julho para substituir Juan Pablo Vojvoda e ainda não conseguiu engrenar bons resultados. O time não vence há várias partidas e ocupa a zona de rebaixamento no Brasileirão.
Agenda
Antes da decisão na Argentina, o Fortaleza enfrenta o Fluminense no sábado (16), às 15h (MS), no Maracanã, pela abertura do returno do Campeonato Brasileiro. O Vélez encara o Independiente, também no sábado, às 19h30 (MS), pelo Campeonato Argentino.
O duelo de volta entre Vélez Sarsfield e Fortaleza está marcado para terça-feira (19), às 18h (MS), com transmissão da ESPN e Disney+.