Divulgação/FFMS
Presidente Francisco Cezário explicou sobre as exigências da Lei do Profut aos clubes
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) deu o pontapé inicial para a temporada 2016 do futebol profissional do Estado com a publicação em seu site oficial do edital que convoca os clubes aptos a disputar a primeira divisão para a reunião do Conselho Arbitral.
O encontro servirá para definir, entre outras coisas, o formato de disputa do próximo Campeonato Estadual que pode, após dois anos seguidos utilizando a mesma formula, ser ou não alterado. O Arbitral acontece no próximo dia 27, uma sexta-feira, às 14h, na sede da Federação, em Campo Grande.
No documento, assinado pelo presidente, Francisco Cezário, estão sendo chamados para a reunião os presidentes do Comercial, atual campeão, Ivinhema, Corumbaense, Naviraiense, Misto, Serc, Águia Negra, Novoperário, Costa Rica e Sete de Dourados, além dos recém-promovidos à Série A, Itaporã e Operário.
Neste ano, além de determinarem o novo regulamento da competição, a expectativa maior está em saber se todos os clubes vão ou não conseguir cumprir as exigências do ProFut. O prazo para que isso aconteça termina no último dia de novembro e a movimentação dos clubes para aderirem ao programa, segundo dados do próprio governo, tem sido baixa. Em Brasília, semana passada, dirigentes e parlamentares levantaram a bola em prol do adiamento do prazo. No entanto, isso só seria possível mediante publicação de uma nova Medida Provisória. Internamente, o governo não é simpático à ideia por entender que já deu tempo suficiente para os clubes se inteirarem da proposta.
Para evitar de serem impedidos de disputarem o campeonato, os clubes devem apresentar até a data limite as certidões negativas exigidas pelo programa, além de adequar o seu estatuto à nova lei. Por enquanto, segundo informações da Federação, apenas Costa Rica e Novoperário teriam apresentado as certidões, enquanto o Misto já estaria com o estatuto refeito.
Caso algum clube não consiga se adequar às novas exigências, outros devem ser convocados para ocupar suas vagas. Os primeiros na fila são os que disputaram a Série B e que estejam regularizados, começando por Aquidauanense e Maracaju e seguindo a ordem de classificação.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

