Campo Grande 00:00:00 Sábado, 18 de Janeiro de 2025


Esporte Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024, 19:30 - A | A

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024, 19h:30 - A | A

Nova gestão

Federação completa 46 anos, com nova gestão buscando novos rumos para o futebol sul-mato-grossense

Entidade é responsável pela organização de competições profissionais e amadoras do futebol no Estado

Elaine Oliveira
Capital News

A. Ramos/Capital News

Novo formato e premiação inédita no Campeonato sul-mato-grossense

Dirigentes de clubes e o Presidente Estevão Petrallás da Federação durante o primeiro Arbitral de 2025 sob a nova gestão

Esta ano de 2024 sempre será lembrado pela grande mudança de rumo na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) que nesta última terça-feira (3), completou 46 anos de sua fundação. A entidade, com sede em Campo Grande, surgiu após à criação do Estado de Mato Grosso do Sul no dia 11 de outubro de 1977, com a sanção presidencial de Ernesto Geisel. 

A entidade responsável pela organização do futebol profissional e de base do Estado efetivamente foi criada dia 3 de dezembro de 1978, sendo a primeira entidade esportiva criada no novo Estado, antes mesmo da implantação do Governo de Mato Grosso do Sul, já que a divisão em questão só foi concretizada efetivamente em 1º de janeiro de 1979.

Hoje a Federação vive um novo momento, foi inaugurada uma nova e bem funcional sede na Capital, em uma gestão voltado a melhorias do nosso futebol estadual, atualmente é presidida, interinamente, por Estevão Petrallás, com mandato estendido pelo presidente Ednaldo Rodrigues da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), até abril de 2025. Atualmente, 37 clubes estão filiados que disputam as diversas competições.

Estevão Petrállas destaca via assessoria o compromisso da gestão atual com a evolução do esporte e do crescimento dos filiados, com a organização em andamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, que vai começar nos dias 18 e 19 de janeiro, com dez clubes participantes. "Mais do que comemorar os 46 anos da Federação, a gente está celebrando um novo tempo para o futebol do Mato Grosso do Sul. Vamos fazer o melhor campeonato da história que o Estado já teve, com transparência, participação e muito trabalho", finaliza Petrallás. 

Rafael Ribeiro/CBF

Estevão Petrallás

Estevão Petrallás e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

História da FFMS

O surgimento da Federação de Futebol está ligado diretamente à criação do Estado. Com o processo de divisão do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação de Mato Grosso do Sul no dia 11 de outubro de 1977, com a sanção presidencial de Ernesto Geisel.

Até então, os clubes de grandes cidades da região sul, como Campo Grande, Corumbá e Dourados eram filiados à Federação do Mato Grosso e, com a divisão do Estado, viram a oportunidade de tomarem os rumos do futebol local.

A entidade foi criada no dia 3 de dezembro de 1978, sendo a primeira entidade esportiva criada no novo Estado, antes mesmo da implantação do Governo de Mato Grosso do Sul, já que a divisão em questão só foi concretizada efetivamente em 1º de janeiro de 1979.

A assembleia aconteceu na sede do CA Noroeste e estava lotada. A votação pela criação da entidade foi unânime e assim foi declarada a fundação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. Para dar suporte político, entre os presentes estava Marcelo Miranda Soares, então prefeito de Campo Grande, além de representantes da Câmara Municipal, dirigentes de clubes e presidentes das ligas de cidades do interior.

Em 1979 foi organizada a primeira edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense, vencido pelo Operário Futebol Clube que depois emplacou um tricampeonato. A FFMS teve apenas cinco presidentes desde a sua criação, o primeiro foi Heldir Ferrari Paniago, depois Alfredo Zamlutti Júnior, Ari Rodrigues dos Santos e Francisco Cezário de Oliveira, que deixou o poder quando foi afastado após a operação Cartão vermelho depois de 28 anos. Estevão Petrallás é quinto dirigente a assumir a Federação, ele está interinamente, e vai continua a frente da entidade máxima do nosso futebol até abril de 2025 por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até abril de 2025.

Os clubes mais tradicionais, são o Esporte Clube Comercial, segundo maior colecionador de títulos do estado, o Bicampeão Corumbaense, o Tricampeão Ubiratan de Dourados, o Tetracampeão Águia Negra de Rio Brilhante, o Clube Esportivo Nova Esperança (CENE) conquistou seis títulos estaduais, mas hoje está inativo. Galo da Capital é o clube mais vencedor, com 13 títulos, a última conquista foi neste ano de 2024, disputou a final com o Dourados AC. Em 2025, os dois clubes representaram o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil, já o Operário FC disputa ainda a Copa Verde e o Brasileirão da Série D. 

Franz Mendes

Dourados DAC Operário

Operário FC é o atual Campeão Estadual, o Dourados AC o vice, os dois serão representantes na Copa do Brasil em 2025

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS