À base da “complacência da maioria” dos dirigentes dos clubes (somente Operário foi contra) e a “Imposição” da Federação de Futebol por meio de seu Presidente Francisco Cezário, o tão esperado campeonato estadual da categoria Sub-19, finalmente será iniciado neste sábado (23), com o Guaicurus já confirmada para uma das vagas para disputa da Taça São Paulo de Juniores em 2015, terá a realização de cinco jogos.
De acordo com o site da entidade, ao todo a competição terá a participação de 13 clubes divididos em três grupos.
Grupo: “A”, estão Comercial, Moreninhas, MS Saad e Ribas de Rio Pardo.
No “B”, o mais forte pelo fato de ter o maior número de equipes, ao todo cinco participantes e entre elas, as postulantes ao título estão: Corumbaense, Operário, Guaicurus (hors concours), Campo Grande e Portuguesa.
Finalizando os grupos, no C, estão as equipes representantes da região sul do Estado sendo elas, Sete de Setembro, de Dourados, Maracaju, Itaporã e o Urso de Mundo Novo. A competição começará com valendo apenas uma vaga em disputa para a competição acima citada.
Duas equipes antes confirmadas, foram excluídas da competição, são elas: Coxim, que o vice-presidente da federação Marco Tavares informou a nossa reportagem do Capital News que pelo fato da diretoria daquele clube não ter quitado uma dívida no valor de R$ 3 mil, com o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). E o outro clube foi o Operário de Dourados que desistiu de participar.
Desde o primeiro momento, de acordo com as informações do vice-presidente da entidade Marco Antônio Tavares, o único clube que estava rigorosamente em dia com as exigências da lei, era o Guaicurus.
No “vai e vem” das tabelas e de acordo com a postergação da FFMS, várias delas e várias formações de grupos foram postadas no site da entidade e na mesma proporção, foram tiradas do ar.
Os constantes adiamentos para o início da competição chegou até mesmo a provocar um clima de insatisfação no vice-presidente Marco Tavares que nesta terça-feira (19), decidiu “lavar as mãos” e deixar para o presidente Cezário, a definição da competição, uma vez que até aquela data, concedida como a “ultima”, apenas o Guaicurus continuava devidamente legalizado e nem mesmo com o hiato concedido nas datas, os demais clubes se regularizaram.
Abriu-se mais uma exceção e nela ficou acertado que, seria concedido uma nova e última data para a entrega da documentação, mas, a partir daquele momento, com anuência da maioria dos diretores de clubes, ficou acertado que o Guaicurus seria um dos dois representantes do Estado na Taça São Paulo de Juniores. Como o Estado tem direito a duas vagas, a outra será direcionada ao campeão da competição.
De acordo com as declarações concedidas ao Capital News, o vice-presidente da entidade, Marco Antônio Tavares disse que foi uma das formas de premiar quem tenta ter o comprometimento com o futebol do Estado.

Comercial Sub-19 estrea jogando as 15hs em Terenos contra o MS Saad
Foto: Divulgação/E.C Comercial
Confira abaixo como ficou a 1ª rodada do Estadual Sub 19 - Edição 2014:
1ª RODADA – SÁBADO
Data Hora Gr Jg Equipe X Equipe Estádio Local
23/08 13:15 A 1 AA Moreninhas X EC Rio Pardo Morenão C. Grande
15:00 B 2 Operário FC X AAPortuguesa Morenão C. Grande
15:00 A 3 EC Comercial X MS Saad EC Municipal Terenos
16:00 B 4 Corumbaense FC X CE Guaicurus Artur Marinho Corumbá
18:00 C 5 CD 7 de Setembro X Itaporã FC Douradão Dourados
Para acessar a tabela completa basta clicar aqui: