Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Maio de 2026


Esporte Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 18:09 - A | A

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023, 18h:09 - A | A

Estadual 2024

Clubes da Série A precisam providenciar laudos dos estádios até o Conselho Arbitral

Documentos devem ser emitidos obedecendo novas diretrizes publicada em portaria do Ministério dos Esportes

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/FFMS

Jacques da Luz

Estádio Jacques da Luz é o único disponível para os clubes de Campo Grande

Os clubes que vão disputar a Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 devem se reunir no início de dezembro para o Conselho Arbitral. Das dez vagas, oito estão certas, faltando as duas equipes que sobem da Série B para os lugares de Operário Caarapoense e EC Comercial, rebaixados neste ano.

Antes do encontro, porém, dirigentes dos clubes têm outra preocupação, além de montar comissão técnica e elenco para a disputa. Providenciar os laudos dos respectivos estádios, de acordo com nova legislação do Ministério dos Esportes. A mudança, que entrou em vigor há algumas semanas, reclassifica os estádios e obriga a providência de novos laudos seguindo suas diretrizes.

Na Série B, por exemplo, ainda em disputa, os jogos no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, estão sendo realizados sem a presença de público desde a terceira rodada.
Segundo notificação do Ministério Público Estadual (MPMS) enviada à FFMS, a justificativa é uma mudança na legislação que estava em vigor até então, por isso a “necessidade da apresentação do Laudo de Segurança acompanhado do Plano de Segurança e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), Laudo de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico acompanhado do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e Laudo de Engenharia, Acessibilidade e Conforto acompanhado do Alvará de Funcionamento e do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) no moldes da Portaria n° 20/23 de Ministério dos Esportes”.

Orientação

Essa exigência segue de acordo com a categoria em que o estádio está inserido. A portaria do Ministério dos Esportes qualificou os estádios em três categorias: Grande Porte para estádios que podem receber mais de dez mil torcedores, Médio Porte para aqueles com capacidade entre três mil e dez mil torcedores e Pequeno Porte que listam estádios com menos de três torcedores.

“Nós agora estamos orientando tanto dirigentes dos clubes, com as entidades responsáveis sobre a análise dos estádios e emissão dos laudos, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária quais as providências devem ser tomadas”, explica o vice-presidente e coordenador de competições da Federação, Marcos Tavares.

Anderson Ramos/Capital News

Arbitral FFMS

Francisco Cezário (dir) e Marcos Tavares (esq) reúnem os clubes para o Conselho Arbitral em dezembro

Em relação aos estádios no Mato Grosso do Sul, apenas o Estádio Morenão, em Campo Grande, mas sem receber jogos por estar em reforma, e o Estádio Douradão são enquadrados como Grande Porte. Médio Porte estão Arthur Marinho, em Corumbá; Jacques da Luz, em Campo Grande; Virotão, em Naviraí e o Andradão, em Nova Andradina, essas duas últimas cidades sem clubes no futebol profissional. Todos os demais são considerados de Pequeno Porte.

“O ideal é que os clubes estejam com esses laudos prontos até a realização do Conselho Arbitral”, completa Tavares.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS