Na história de confrontos entre Cene e Ivinhema, o time de Campo Grande nunca havia vencido o clube do interior. A quebra de tabu não poderia ter vindo em melhor hora, o Furacão Amarelo venceu o Ivinhema por 1 a 0 na tarde deste domingo (14) e está a um passo da final do Campeonato Estadual.
O mando do campo era do Ivinhema, a torcida estava ao seu favor, mas o time não estava em casa. O jogo foi disputado no estádio Douradão em Dourados depois que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) interditou o estádio Saraivão após uma briga entre torcidas no último domingo (7) no jogo entre Ivinhema e Misto.
A disputa entre as duas melhores campanhas do sul-mato-grossense era mais que esperada pelos torcedores e pelos amantes do bom futebol. Porém, os times não apresentaram todo o bom toque de bola da primeira fase do campeonato e o primeiro tempo acabou sendo marcado pelo grande número de faltas e pouco futebol.
O excesso de faltas e o jogo truncado no meio de campo tiveram como explicação a maior característica das duas equipes: marcação.
Logo aos dois minutos da primeira etapa, o zagueiro Rodrigo do Furacão Amarelo fez falta e recebeu o primeiro dos muitos cartões amarelos distribuídos pelo árbitro Erlanderson Rodrigues.
O jogo começou bem disputado, mas sem chances que levassem perigo efetivo aos gols das duas equipes. Apesar de jogar igual, a maior diferença entre as duas equipes no primeiro tempo foi os espaços no meio campo. Os dois times se fecharam, mas o Furacão Amarelo jogou bem mais compactado e diminuiu as possibilidades de ataques do Ivinhema.
Sem possibilidades de entrar na grande área tocando a bola, as equipes começaram a tentar de fora da área. Mas o dia parecia não ser dos atacantes, a maioria dos chutes do Ivinhema passou por cima da meta do goleiro Guilherme. Já o Cene até que chegou algumas vezes com perigo, mas nenhuma chance foi capaz de abrir o placar da partida.
Segundo tempo
A segunda etapa começou diferente. A conversa com os técnicos no vestiário pareciam ter tido efeito e as equipes foram com tudo para o ataque.
Aos 8 minutos, o Ivinhema perdeu uma bela chance após um cruzamento na área e um chute de Tatico. A bola tocou a rede pelo lado de fora e quase arrancou o grito de gol dos torcedores que foram até Dourados acompanhar a partida.
O placar só saiu do 0 a 0 aos 17 minutos quando a estrela do atacante Careca, o artilheiro do campeonato, brilhou. Depois de um escanteio cobrado por Wellison Santana, o artilheiro subiu mais que todo mundo e abriu o placar.
O gol deixou o Cene mais recuado em campo e o Ivinhema foi para cima. Com boas chances, o time comandou a partida, mas não conseguiu empatar e muito menos virar a partida.
A partida de volta da semifinal será no estádio Morenão no próximo domingo (21) e o Cene pode perder por até um gol de diferença que estará na final.
Quem se classificar irá disputar o título com o vencedor do duelo entre Naviraiense e Itaporã. O time de Naviraí venceu a primeira partida da semifinal por 1 a 0 ontem (13) no jogo disputado em Itaporã.