Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Brusque tem exatamente a mesma campanha do Figueirense, mas ocupa uma posição acima pelo quesito disciplina
A Série C do Campeonato Brasileiro teve dez rodadas completas disputadas e a disputa por um lugar no G8 está cada vez mais acirrada. A liderança é do Amazonas-AM, com 21 pontos, mas a diferença entre o Operário-PR, segundo colocado com 18 pontos, e o Confiança-SE, oitavo e último na zona de classificação, é de apenas três. Mas nenhum dos oito times é de Santa Catarina.
Nesta 11ª rodada, que começa neste sábado (1) e termina na segunda-feira (3), dois catarinenses, Brusque-SC e Figueirense-SC, respectivamente em nono e décimo lugar, estão de olho num possível salto na tabela.
A tarefa de ambos nessa rodada é complicada. O Brusque vai enfrentar o Paysandu-PA fora de casa no sábado, às 18h (MS). O time paraense está em 16º, flertando com a zona de rebaixamento. Já o Figueirense, que atuará em seus domínios, no domingo, às 15h30 (MS), terá pela frente o vice-líder da Série C, o Operário de Ponta Grossa.
Uma curiosidade da tabela da Terceira Divisão diz respeito exatamente a Brusque e Figueirense. Os dois têm 14 pontos, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas cada. Além disso, tanto um quanto outro marcaram dez gols e sofreram oito.
Pelos critérios de desempate da CBF, no entanto, o Brusque está na frente do rival por causa do número de cartões amarelos recebidos pela equipe ao longo da Série C: foram 37 para o Figueirense e 26 para o Brusque.
A igualdade, porém, persistiria se fosse levada em consideração a quantidade de cartões vermelhos de que foram alvos os dois times: três para cada lado, até o momento. A Terceira Divisão, em sua primeira fase, é disputada em turno único. Garantem vaga à fase seguinte os oito mais bem pontuados, que começam então o mata-mata da Série C.