Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Esporte Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 11:21 - A | A

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 11h:21 - A | A

Série C Brasileiro

Briga acirrada por classificação e rebaixamento quase certo do Santa Cruz na Série C

Sete times disputam as quatro vagas no Grupo A, enquanto no B tem três times garantidos

Rogério Vidmantas
Capital News

Guilherme Videira/Grêmio Novorizontino

Novorizontino Ypiranga

Novorizontino venceu o Ypiranga no sábado e tem a melhor campanha da Série C

Reta final na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro e a disputa é intensa para saber quem vai para as quartas de final e tentar evitar a degola. Das oito vagas, três estão garantidas, todas do Grupo B. No A, sete times ainda estão na luta por lugar no G4. Na degola, o Santa Cruz-PE ficou muito perto de voltar à quarta divisão no Grupo A, se juntando aos já rebaixados Paraná Clube-PR e Oeste-SP.

 

Grupo A

 

Disputa acirrada na chave para garantir lugar nas quartas de final. Faltando uma partida para fechar a 16ª rodada – Ferroviário-CE e Paysandu-PA se enfrentam nesta segunda (13) -, sete times estão na luta por um lugar no G4. A liderança é do Manaus-AM com 25 pontos, seguido pelo Paysandu com 24. Se o Papão vencer a partida que fecha a rodada, assume a liderança. Completam o G4 a Tombense-MG, também com 24, e o Botafogo-PB com 23. Seguem na luta por classificação o Volta Redonda-RJ com 22 pontos, Altos-PI com 21 e Ferroviário com 20.

 

Na degola, a rodada do fim de semana praticamente definiu a queda de um dos maiores clubes do Nordeste. O Santa Cruz-PE perdeu em casa para o Altos por 1 a 0 e amarga a lanterna com apenas 11 pontos, seis a menos que o Floresta-CE primeiro fora da zona da degola. Jacuipense-BA, com 15 pontos, também está no Z2. Para a remota hipótese de evitar a queda, o Santa precisa vencer os dois jogos e torcer por derrotas dos cearenses e dos baianos nas rodadas que restam.

 

Grupo B

 

Três times já estão garantidos nas quartas de final e terão as últimas duas rodadas para buscar as duas primeiras posições e garantir o direito de jogar a volta na próxima fase em casa. O Novorizontino-SP é o primeiro com 33 pontos e melhor campanha da competição, Ituano-SP segundo com 31 e o Ypiranga-RS terceiro com 30. Três times brigam pela vaga restante, começando pelo Criciúma-SC, com 27 pontos e fechando o G4. Figueirense-SC com 23 segue na disputa e precisa vencer os dois jogos que restam e torcer para que o Tigre tropece. O Botafogo-SP, após uma sequência de jogos ruins que tiraram o time do G4, tem 21 pontos e precisa de combinação de remota de resultados para avançar. 

 

A zona de rebaixamento da chave não muda mais e tem dois times que vão amargar quedas consecutivas. Paraná Clube-PR com 13 pontos e Oeste com apenas sete, caíram da Série B em 2020 e agora vão disputar a Série D em 2022.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS