Foram definidos as 14 equipes que formam a elite do futebol nacional preencheram vagas na próxima temporada das competições sul-americanas organizadas pela Conmebol. Oito delas direto para Libertadores, e seis clubes para Sul-Americana.
Os clubes que lutarão pelo maior título da America do Sul, são o Botafogo, atual Campeão da Libertadores, o Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo estão garantidos na fase de grupos da Libertadores, enquanto Corinthians e Bahia disputarão etapas preliminares. Pela primeira vez, o Nordeste terá dois representantes com o Fortaleza, e o Bahia que volta após 35 anos à disputar Libertadores.
Nas últimas seis edições do principal torneio entre clubes da América do Sul, apenas times do Brasil se sagraram campeões; Flamengo ganhou os títulos em 2019 e 2022, o Palmeiras em 2020 e 2021, Fluminense em 2023 e o Botafogo este ano de 2024, o último campeão não brasileiro, foi o River Plate da Argentina em 2018. O Brasil tem 24 conquistas e encosta na Argentina, com 25 taças.
O sucesso nacional recente permitiu a participação de Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Fluminense, na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, trata-se do maior número de clubes de um país na competição, que será realizada entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. O inédito campeonato oferece visibilidade mundial e alto nível de enfrentamento com clubes ao redor do planeta.
Sul-Americana
Os clubes classificados para o segundo torneio mais importante do Continente, foram o Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio se classificaram. Dos clubes classificados, o Fluminense e o time que chega com uma história de cinema para contar. De último campeão da Liberdadores em 2023, para o clube brasileiro que conseguiu fugir do rebaixamento na última rodada, o Tricolor chegou aos 46 pontos e terminou o Brasileiro na 13ª posição, conquistando, assim, sua vaga na Conmebol Sul-Americana do ano que vem. O ano de 2025 reserva ainda o clube Carioca a participação na Copa do Mundo de Clubes FIFA.
Assim como na Libertadores, os times brasileiros têm aumentado sua tradição e voltado suas atenções ao título, houve representantes em cada decisão no período 2021-2024.